20 de abril, de 2021 | 10:00

Marcos Vinicius acusa estado de manipular dados da covid-19

Arquivo DA
Em mais uma de suas transmissões ao vivo, prefeito levantou polêmica ao questionar números Em mais uma de suas transmissões ao vivo, prefeito levantou polêmica ao questionar números

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), acusou o governo do estado, por meio de sua procuradoria, de manipular os dados do boletim epidemiológico da cidade. A informação foi veiculada durante transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira (19), em sua página pessoal no Facebook, quando respondeu perguntas dos seguidores.

Em tom de cobrança, Marcos Vinicius disse querer saber da maquiagem de números do governo do estado para prejudicar Coronel Fabriciano. Segundo ele, o objetivo é manter o município sob as diretrizes da Onda Roxa. “Na semana 14 os nossos dados apresentaram 220 casos positivos, isso na incidência semanal. Não sei de onde o estado tirou 500 casos a mais. Nossas piores semanas foram 10 e 11: na 10 tivemos 623 casos e na 11 foram 625 casos. Foi quando houve aquele surto no início de março”, pontuou.

O chefe do Executivo fabricianense acrescentou que o município está ingressando na 15º semana e os números estão em queda. “Quem fez (alterar os dados para mais), fez coisa de mau caráter e tem que ser responsabilizado. Nossa Procuradoria vai tomar todas as medidas cabíveis. Estamos prejudicando nossa população, nossas crianças (sem aula presencial). Disseram que tivemos 724 casos positivos, 500 a mais. Os danos que esse Comitê vem nos causando são inaceitáveis. O isolamento é para preparar a saúde, e em momento algum Fabriciano teria de fechar as portas. Nos fizeram fechar com base em falsificação de documentos. O procurador do estado fez falsificação em todas as instâncias. Até no Supremo Tribunal Federal mascarou dados e números”, reiterou.

Representação

Marcos Vinicius afirmou que o município irá ingressar com uma representação contra o estado para que comprove onde estão essas pessoas. “Só desculpas não adianta, governador. Isso é sério, o estado falsificou documentos para nos prejudicar e alterou números de outras regiões também, porque liberou onde não poderia e agora estão na Onda Vermelha. Houve fraude sim e manipulação de dados. Quem foi conivente terá de ser responsabilizado”, apontou.
O gestor desafiou o estado a fazer uma reunião extraordinária nesta terça-feira (20), assim como fizeram para Belo Horizonte. “Tinham de fazer e por Coronel Fabriciano na Onda Vermelha. E pedir desculpas, além de ver como vão nos indenizar. Para Belo Horizonte ele (governador Romeu Zema) amarelou, manipulou os dados de Fabriciano e botou 724 casos aqui. Não sei se teve isso tudo nem na micro inteira”, reforçou.

Onda Roxa

Na última quinta-feira (15), quando anunciada a permanência do Vale do Aço na Onda Roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, Marcos Vinicius opinou que tanto o ingresso da região nesta fase quanto sua permanência não seguiram critérios científicos e disse não ter visto novidade nenhuma na decisão.

“Pelo visto tudo tem sido decidido de acordo com quem grita mais e bate na mesa. Belo Horizonte, com números muito piores, vai abrir. Porque o Kalil (Alexandre, prefeito) bateu na mesa e disse que desconhece autoridade do governo estadual”, criticou Marcos Vinicius, à época.

Esclarecimento do estado

Questionado pelo Diário do Aço a respeito das alegações do prefeito fabricianense, o governo de Minas respondeu por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. Segundo a SRS, na 14ª Semana Epidemiológica (4 a 10/4) foram confirmados 947 casos para covid-19 no município de Coronel Fabriciano.

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que os dados são enviados pelo município para a SES-MG, que publica no site da instituição. Informações sobre a situação epidemiológica de cada município diante da pandemia podem ser acessadas por meio do link:
coronavirus.saude.mg.gov.br/painel”, concluiu a nota da SRS, enviada no dia 19.

Complemento
Já nesta terça-feira (20), a SRS enviou complemento. "A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano esclarece que, os 947 casos de covid-19 notificados na 14° semana (4/4 a 10/4), não correspondem, necessariamente, a novos casos no período citado. Muitos casos ficaram represados devido ao feriado prolongado, e os dados acumulados foram notificados pelo município ao longo da semana", ponderou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio

24 de abril, 2021 | 22:46

“Enquanto houver picadeiro, haverá espetáculos. E são justamente os palhaços que mais se favorecem dele. Coronel Fabriciano sempre na contra-mão de tudo. Por isso, não evolui. rs”

Paulo

24 de abril, 2021 | 08:50

“? só ir no cartório e levantar a quantidade de óbitos, fazer uma visitinha no hospital, que quem tem dúvida verá onde a politica de saúde dele levou a cidade.”

Irnac Valadares

22 de abril, 2021 | 01:30

“#fabrinãomereceisso #fabrinãoéapenasisso”

Marcio

20 de abril, 2021 | 14:55

“Quer conhecer um Homem der poder para ele ?”

Maria Aparecida

20 de abril, 2021 | 14:37

“SERÁ QUE É O GOVERNO OU SERÁ ESSE PREFEITO????
ESSE PREFEITO DEVE TER TEM UM PROBLEMINHA MENTAL....”

Marcelo

20 de abril, 2021 | 14:15

“Desde quando Coronel Fabriciano está cumprindo onda roxa? Colocar fita zebrada ou outro objeto na porta do comércio "não essecial", fazendo o atendimento por ali mesmo ou deixando-o entrar, indica que ele está fechado e seguindo as normas? Bares funcionando normalmente e com mesas lotadas é seguir onda roxa?
Vergonha na cara está em falta para muitos.”

Roberto

20 de abril, 2021 | 11:24

“Parabéns prefeito, continue a cuidar da vida do governo do estado, afinal a cidade que o senhor administra é uma ilha de tranqüilidade e bonança. Aonde ñ há nada mais a fazer, tdo está em perfeita ordem econômica e social, Sobra tempo até pro gestor fazer briga política como Sancho pança e seus moinhos imaginários!!”

Marcio

20 de abril, 2021 | 10:49

“O sujo falando do mau lavado kkkk”

Marcos Paulo

20 de abril, 2021 | 10:40

“Sabia que ia da merda, esta politicagem sem escrupulos dá nisso, voce nao sabe que ta maquiando estes dados de coronel fabriciano, estive na upa de fabriciano, e nao tinha vaga para o covid, ai o prefeito fala que ta uma maravilha e estado entao segue a retaliação com nosso municipio, resumindo adivinha quem ta pagando a conta agora.”

Ramos Barros

20 de abril, 2021 | 10:10

“E O SENHOR FAZ O QUE?”

Realista

20 de abril, 2021 | 07:15

“Até que enfim alguém está começando acordar com essa farsa tida,esse prefeito é dos meus.
Guerreiro, inteligente e sensato. Pessoal de toda legião se não acordar vamos todos morrer de adoecer sem ter doença,, como diz a minha amiga da Itália inventam números e cadê as pessoas? mas o povo acredita em tudo mesmo,até se contenta com migalhas ,infelizmente é o nisso Brasil porcaria.. !!!!”

Envie seu Comentário