Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de abril, de 2021 | 13:00

O desafio de sair de uma equipe na ponta e encarar outra sob ameaça de rebaixamento

Eduardo Coudet conta sua experiência ao deixar o Internacional e ir comandar o Celta de Vigo na Espanha

Reprodução de vídeo
Eduardo Coudet, de 46 anos, deixou a América do Sul e agora faz sucesso no comando do Celta de Vigo, na EspanhaEduardo Coudet, de 46 anos, deixou a América do Sul e agora faz sucesso no comando do Celta de Vigo, na Espanha

Com a experiência de quem já passou por três países no comando de equipes de renome, Argentina (Rosário Central e Racing), México (Tihuana), e no Brasil, o Internacional de Porto Alegre, o técnico argentino Eduardo Coudet, de 46 anos, deixou a América do Sul e agora faz sucesso no comando do Celta de Vigo, na Espanha, equipe que sonha com títulos europeus. No Campeonato Argentino Coudet conquistou por duas vezes o Troféu dos Campeões, ambos pelo Racing.

Em entrevista ao time da Betway casa de aposta online, Coudet disse relatou como foi a rápida mudança de cenário no futebol. "É muito dinâmico, eu estava no Brasil, numa equipe na primeira colocação e, em pouco tempo eu estava na Espanha, com uma equipe na última posição. Mas sempre tive muita confiança de que a equipe poderia reagir, e foi o que aconteceu", comemorou o técnico.

O Celta de Vigo realmente reagiu. Sob o comando de Eduardo Coudet, o Celta já conquistou oito vitórias, seis empates e sete derrotas em 21 jogos no Campeonato Espanhol.

Isso deu ânimo e melhorou a imagem da equipe espanhola. A equipe que era favorito ao rebaixamento, em qualquer casa de aposta, lutou contra o rebaixamento até o fim das últimas duas temporadas e agora encontra-se a 11 pontos acima da zona da degola. Na 11ª colocação é a sua melhor desde 2015/2016.

"Como treinador é minha primeira experiência, não apenas na Espanha, em que não participei da formação do plantel, não fiz uma pré-temporada. É um desafio a mais para continuar crescendo”, observa.

E o que atraiu Coudet no Vigo? Ele conta que gostou da cidade onde atua, do clima e dos investimentos. O time acaba de inaugurar um moderno centro de treinamento, com três campos, academia e acomodação para os atletas (tanto para os jogadores profissionais quanto os da base), parque aquático, ginásio e sala de imprensa.

"Agora é acompanhar esse crescimento e tratar de crescer também no futebol, que é a parte mais importante", enfatizou.

Sobre a diferenças no futebol nas ligas pelas quais já passou, Eduardo Coudet explica que, na Argentina, o futebol é mais físico. No brasileiro o futebol é sem contato, os jogadores são fisicamente mais fortes que em qualquer outra parte do mundo, mas velozes, mais técnicos. “Aqui se vive num grau de intensidade total, no futebol espanhol uma diferença marcante se dá, principalmente, na tomada de decisões de como corre a bola”, enfatiza.

Escola Argentina

A Argentina, origem do técnico Eduardo Coudet tem se revelado uma escola de ótimos técnicos. Foi do país austral que saíram nomes como Diego Simeone, Mauricio Pochettino e Marcelo Bielsa.

Todos eles têm em comum o fato de carregarem no histórico, carreira de sucesso na Europa. Além deles, vale destacar Marcelo Gallardo, que atualmente comanda o River Plate.

No Brasil, o treinador argentino foi contratado no início de 2020, comandou o Inter em 46 partidas, das quais ele venceu 24, empatou 13 e perdeu nove, resultando em um aproveitamento de 61,5%. Deixou a equipe gaúcha no começo de novembro de 2020.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário