18 de abril, de 2021 | 08:30

Instituto Usiminas tem programação especial de música pelo Dia do Índio

Com fãs espalhados pelo país e o mundo, artista do povo Yawanawá faz apresentação virtual e incentiva a valorização da cultura indígena

Renata Sattil/Divulgação
No vídeo, o músico Shaneihu Yawanawá apresenta composições indígenas: valorização culturalNo vídeo, o músico Shaneihu Yawanawá apresenta composições indígenas: valorização cultural

O “Em Casa com o Instituto Usiminas” lança conteúdos inéditos a partir desta semana, com a atração “Música Indígena com Shaneihu Yawanawá”, que será exibida na segunda-feira (19/04), pelas redes sociais do Instituto Usiminas (Instagram @institutousiminas e https://www.facebook.com/institutousiminas). A apresentação homenageia o Dia do Índio, incentivando a valorização da cultura dos povos indígenas brasileiros. O “Em Casa com o Instituto Usiminas” tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
O músico Shaneihu Yawanawá vai apresentar no vídeo do “Em Casa” suas composições cantadas na língua Yawanawá, do seu CD Kanarô. Uma forma de incentivar os jovens indígenas a falarem sua língua tradicional. O músico acreano do povo Yawanawá vem conquistando fãs no Brasil e no mundo, com participações em festivais, teatros e bares, no país e na Europa. 
 
Para o músico, contar com espaços culturais para apresentar a arte indígena incentiva a valorização da cultura. “Temos o compromisso com nosso povo e acreditamos que os artistas indígenas têm muito a mostrar por meio das artes, também incentivando outros povos a valorizarem sua cultura”, reforça Shaneihu.
 
Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, as programações primam sempre pela valorização da diversidade e permitem a inclusão, sempre alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A diversidade enriquece a nossa programação. Abrimos nossos espaços para artistas independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia e origem, sempre promovendo a inclusão e a divulgação das mais diversas manifestações culturais para o nosso público”, comenta Penélope.
 
Alcance

Em 2020, a programação virtual do Instituto Usiminas trouxe três contações de histórias com a atriz indígena Lucia Morais. A artista macapaense apresentou lendas sobre a origem do mundo, vegetação e animais. Todo o conteúdo está disponível na plataforma educativa do Instituto Usiminas, com acesso gratuito pelo link www.educativoinstituto.usiminas.com

Lançado em 2020, o “Em Casa com o Instituto Usiminas” apresentou 120 vídeos com conteúdos de teatro, contação de histórias, oficinas e música. “As atrações alcançaram mais de 300 mil pessoas, rompendo fronteiras e permitindo ampliar o acesso à nossa programação virtual”, ilustra Penélope Portugal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário