16 de abril, de 2021 | 17:43

Seminaluz abre inscrições para eventos on-line

Cênika Eventos completa 10 anos e lança nova edição de seminário e premiação para valorizar profissionais de bastidores da cena artística

Divulgação
O evento procura valorizar os profissionais de bastidores da cena artística teatralO evento procura valorizar os profissionais de bastidores da cena artística teatral

No próximo mês de maio, a Cênika Eventos completa 10 anos de trabalhos ininterruptos voltados para os profissionais de bastidores da cena artística teatral e, em comemoração, lança mais uma edição do Seminaluz, repleta de ações para todo estado de Minas Gerais.

O Seminaluz Emergência e Conectividade pretende, em um formato de encontros on-line, lives, prêmio de iluminação cênica e plataforma de mapeamento, desenvolver o diálogo entre profissionais dos bastidores de Minas Gerais e do Brasil, com foco em levantar práticas de formação e desenvolvimento na área técnica de espetáculos. O mote desta edição será reunir profissionais das diversas áreas dos bastidores (iluminação, áudio, vídeo, maquinistas, roadies, chefes de palco etc.) para que, em encontros on-line, possam discutir e traçar novos caminhos para esta área que foi tão afetada pela pandemia da covid-19. Milhares de técnicos de espetáculos foram afetados drasticamente, além de ficarem sem trabalho. A paralisação fez com que vários desses profissionais migrassem para outras áreas e os que se mantiveram aguardando o retorno dos eventos estão sem praticar sua profissão, já há mais de um ano.

Além de realizar discussões técnicas relacionadas à formação e às novas possibilidades e necessidades que a área técnica exige, um dos  objetivos é buscar diálogo com o poder público e com entidades de classe que trabalham pelo desenvolvimento das políticas públicas para o setor em Minas Gerais.
 
Ações

Serão realizadas 10 lives com convidados, sendo profissionais dos bastidores, representantes do segundo setor, poder público e setor privado, para discutir temas ligados à formação, profissionalização e a retomada pós-pandemia. As lives acontecerão duas vezes por semana, de 19 de abril a 18 de maio.

Está em desenvolvimento uma plataforma para mapeamento/cadastro dos profissionais dos bastidores de Minas Gerais. Essa plataforma poderá ser acessada por smartphones, tablets e computadores. A Pro-Bastidores é uma plataforma que busca identificar e reunir esses profissionais dos bastidores, de teatro, show, dança, circo e demais áreas artísticas, para juntos criarmos uma rede de colaboração entre todos.

A plataforma promoverá cursos, oficinas e workshops, além de criar uma rede colaborativa, um grande banco de dados desses profissionais, possibilitando que as empresas possam oferecer vagas de emprego aos técnicos disponíveis para trabalho. Cada usuário poderá divulgar seu currículo, seus projetos e eventos e, ainda, participar do fórum de discussões para buscar e trocar conhecimentos. Os centros culturais e teatros de Minas terão um espaço para colocarem as especificações técnicas dos mesmos de forma a facilitar o acesso aos artistas, produtores e técnicos que os utilizam. 

Prêmio

O Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica será realizado em forma de concurso, onde os profissionais da iluminação cênica concorrerão enviando projetos de iluminação para teatro, dança e shows. Os jurados serão profissionais renomados na área de iluminação do Brasil e o concurso ainda contará com o voto popular, para decidir os melhores projetos de iluminação.

O prêmio será realizado em formato de “master class’, dividido em duas modalidades: 1. Iluminação Cênica - Shows/música, com participação mediante apresentação de um projeto 3D realizado em software para uma música de no máximo cinco minutos. Serão duas etapas, sendo premiados os três primeiros lugares; 2. Iluminação Cênica -  Teatro e dança, com participação mediante apresentação de um vídeo/teaser de um trabalho realizado entre janeiro de 2019 a dezembro de 2020, com duração máxima de cinco minutos. Este vídeo deverá conter a síntese de um espetáculo, pontuando as partes que o iluminador considere mais importante da iluminação. Serão duas etapas que também premiará os três melhores colocados.

Inscrições 

As inscrições para participação do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica poderão ser feitas a partir da próxima terça-feira (20/04), até o dia 26 de abril (contatos: 31 987550596). Os resultados se darão da seguinte forma: 1ª etapa, 31 de maio; 2ª etapa, 18 de junho, e final, no dia 21 de junho.

Desde 2011, a produtora que foi fundada pelo iluminador cênico e idealizador do Seminaluz, Morrison Deolli, vem atendendo o mercado artístico/cultural e corporativo, com serviços e soluções em áudio profissional, iluminação cênica, cenografia e produção cultural no Leste de Minas Gerais. Com foco no mercado cultural e corporativo, a Cênika, presta suporte técnico a eventos, como o projeto de iluminação natalina do Parque Ipanema, em 2019.  

Outra ação fundamental nestes tempos atuais é o trabalho em rede com diversos artistas. Para esta edição de aniversário, foram convidados os artistas Wladmir Medeiros, ex-iluminador do Grupo Galpão, e Danilo Manzi, iluminador do Skank, para fazerem uma articulação das ações do projeto na grande BH rompendo assim as fronteiras do Vale do Aço.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário