Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de abril, de 2021 | 09:00

Em uma semana, Vale do Aço registrou 83 óbitos por covid-19

Divulgação Fiocruz
Conforme o Estado, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses da vacina, como os idosos acima de 80 anosConforme o Estado, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses da vacina, como os idosos acima de 80 anos

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) registrou, em uma semana, 83 óbitos em decorrência das complicações causadas pela covid-19. Os dados são baseados nos boletins epidemiológicos divulgados pelas Secretarias de Saúde, entre os dias 8 e 15 deste mês.

No intervalo de uma semana, em Ipatinga, foram registrados 46 óbitos por covid, dos quais, 19 em Coronel Fabriciano, 13 em Timóteo e cinco em Santana do Paraíso. Ao todo, a RMVA somou 83 óbitos pela doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Confirmados e recuperados

Em relação aos casos confirmados e recuperados, em uma semana conforme a soma dos dados dos boletins, Ipatinga somou 779 casos positivos da doença e 912 recuperados; Coronel Fabriciano acumulou 468 casos confirmados e 517 recuperados; Timóteo teve 360 casos confirmados e 257 recuperados; Santana do Paraíso registrou 421 casos confirmados e 348 recuperados. Ao todo, a RMVA somou 2.028 casos confirmados e 2.034 recuperados.

Estado

Conforme o boletim epidemiológico estadual, divulgado nesta sexta-feira (16), em Minas Gerais, até o momento, foram registrados 1.266.271 casos confirmados da doença e 1.151.944 casos recuperados. Já o número de óbitos é 29.538, fazendo com que Minas seja o segundo estado do país com mais mortes, perdendo apenas para São Paulo, que registrou 86.535 óbitos desde o início da pandemia.

Avaliação

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, em entrevista à imprensa na quinta-feira (15), que a situação epidemiológica no estado está longe de ser confortável. “Ainda temos um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de Saúde estão cansados e as vagas são poucas. Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de Enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela", afirmou.

Aumento de casos

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos, o que justificou a progressão de onda apenas nas regiões que apresentaram melhores resultados na incidência da doença e também na ocupação dos leitos. A positividade da covid-19 está em 44% em todo o Estado.

Impacto da vacinação

Na última reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado, quinta-feira (15), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o impacto da vacina nos óbitos dos idosos em Minas Gerais. Segundo ele, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses do imunizante, especialmente nos idosos acima de 80 anos. “Antes o óbito chegava a 8% nos grupos de mais idade e agora está em 3%. Em maio nossa expectativa é que a média de internação e óbito do grupo mais vulnerável caia ainda mais”, ressaltou Baccheretti.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário