16 de abril, de 2021 | 14:03

Feira do Canaã não vai mudar de endereço; mas terá rodízio de barracas

Divulgação
Prefeitura de Ipatinga voltou atrás da decisão de levar a feira para a avenida MaanaimPrefeitura de Ipatinga voltou atrás da decisão de levar a feira para a avenida Maanaim

A partir deste domingo (18), a tradicional Feira do Canaã, em Ipatinga, vai funcionar em esquema de rodízio. Num domingo irão funcionar apenas as barracas de um lado da avenida Selim José de Sales, com aumento do espaço entre elas; e no domingo seguinte podem funcionar as barracas do outro lado da via. A medida anunciada pelo governo municipal põe fim à proposta inicial de mover a feira para a avenida Maanaim, que foi alvo de críticas dos comerciantes.

A decisão de criar o rodízio foi anunciada pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL). “Acabei de me reunir com os representantes da tradicional Feira do Canaã. A prefeitura foi notificada pelo Ministério Público para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias na feira”, comunicou Gustavo, explicando que, “a fim de aumentar o distanciamento e segurança de feirantes e consumidores, ajustamos o formato da feira atendendo às medidas protetivas contra à covid e também às necessidades desses trabalhadores. A partir de domingo, a feira irá funcionar no local tradicional em escala de revezamento [...], sem prejuízo aos feirantes”.

A decisão de manter a feira em seu local de origem foi tomada após análise de técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Com o resultado da reunião, fiscais da Sesuma estiveram no local da Feira já na manhã desta sexta-feira (16), a fim de mapear o posicionamento de cada barraca, segundo a nova configuração estabelecida.

Mudança de endereço

Após manifestação dos feirantes criticando a possível mudança de endereço, publicada no último domingo (11) pelo Diário do Aço, o governo ipatinguense respondeu aos questionamentos dos comerciantes informando que a Sesuma tinha a intenção de fazer alterações nos espaços das feiras, com intuito de conter o avanço da covid.

“Especificamente com relação à Feira do Canaã, ficou decidido que seria realizado levantamento de área mais apropriada para as atividades, a partir da medição do espaço convencional das barracas, projetando-se o seu deslocamento para a avenida Maanaim. [...] Foram cadastradas cerca de 130 barracas (no dia 11) [...] para que na próxima semana a feira já esteja apta a funcionar no novo local”, explicou a nota da prefeitura do último dia 11.

Esta decisão não foi bem recebida pelos comerciantes, para os quais a avenida Maanaim não tinha estrutura (nem de segurança nem de espaço físico) para receber a feira, que conta com cerca de 230 barracas.

Nesta quinta-feira, porém, o governo desistiu da ideia de transferir as barracas de endereço, adotando apenas o rodízio, que era uma das sugestões dos comerciantes.

Feira

Atualmente a feira livre funciona com restrições, vendendo apenas alimentos, por causa das medidas sanitárias impostas pela Onda Roxa, no enfrentamento da pandemia de covid.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rony Lopes

17 de abril, 2021 | 09:06

“agradecemos, ao prefeito que abriu as portas do seu Gabinete para o Feirantes, fica aqui o nosso agradecimento. E para esclarecimento dos eleitores é toda a população de Ipatinga, o acordado entre feirantes e Govorno vai funcionar da seguinte forma na onda Roxa somente barraca escencial, (Queijo,Linguiça, carnes, peixe e verduras) os não escensial vai ficar em casa nesse período. quando passar a onda Roxa e a curva do Covid 19 cair é ou ver a flexibilização do comércio volta todas as barracas trabalhando dos dois Lados mantendo o distanciamento entre os dois Lados abrindo o corredor de passagem dos Clientes. Dessa forma aglomeração tende a cair. Todos os feirantes estará usando máscaras e álcool em Gel cumprimento as normas da vigilância sanitária.”

Jotacouto

16 de abril, 2021 | 15:31

“Essa.mudanca não vai funcionar. As barracas existentes hoje já ocupam os dois lados da avenida. Pergunto: como a Prefeitura vai colocar as barracas apenas de um lado da Avenida, e mantendo distanciamento social? Pura balela. Falta do que fazer. Compra vacina para a população prefeito.”

Envie seu Comentário