16 de abril, de 2021 | 06:18

Iniciado em primatas testes de vacina desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação UFMG
O imunizante foi batizado como Spintec e é desenvolvido pela UFMG em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)O imunizante foi batizado como Spintec e é desenvolvido pela UFMG em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais começou a ser testada em primatas. O imunizante é desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi provisoriamente batizado de Spintec.

Atualmente, a UFMG desenvolve pesquisas de sete vacinas. De acordo com o professor Flávio Fonseca, pesquisador do CT-Vacinas, entre os imunizantes em desenvolvimento na UFMG, a Spintec é a que apresentou os melhores resultados nos testes pré-clínicos em camundongos.

“Os camundongos imunizados ficaram 100% protegidos, ou seja, nenhum veio a óbito ou adoeceu. Isso é o sinal da eficiência da vacina que esperamos confirmar com os testes com os primatas”, diz.

A fase de testagem com os macacos é pré-requisito exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a vacina possa avançar para a fase de testes clínicos em humanos.

Três grupos de primatas participam dos testes. O primeiro grupo, com quatro macacos, está recebendo o imunizante com um adjuvante, substância que aumenta a resposta imunológica do indivíduo. O segundo grupo, também formado por quatro animais, recebe a vacina com outro tipo de adjuvante. O terceiro grupo, o de controle, é formado por dois macacos que não receberão a vacina.

Os primatas já receberam a primeira dose da vacina, e os testes devem durar 60 dias. Após essa etapa, os pesquisadores esperam a autorização para iniciarem os testes clínicos em humanos.

Os testes em humanos devem ser iniciados em outubro e serão divididos em três fases: as fases 1 e 2 levarão de 60 a 80 dias. A fase 3 durará cerca de seis meses.

Os animais usados no experimento são provenientes de resgates feitos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles foram microchipados e retornarão ao órgão após os testes para serem devolvidos à natureza.

A vacina é feita por uma plataforma tecnológica que consiste na combinação de duas proteínas, entre elas a proteína S, que é utilizada pelo coronavírus Sars Cov-2 para invadir as células humanas. O composto formado pelas proteínas combinadas, também chamado de "quimera", é injetado no organismo e induz à resposta imune. (Com informações da UFMG)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jean Carlos F Silva

16 de abril, 2021 | 07:59

“O nome da vacina tem que ser UaiVac”

Envie seu Comentário