15 de abril, de 2021 | 19:00

Ex-jogador Alessandro Nunes é o novo técnico do Ipatinga

Maior artilheiro do clube, ex-atacante já está na cidade e terá primeira experiência como treinador no Tigre

Arquivo DA
Em duas passagens pelo Tigre, Alessandro se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 59 golsEm duas passagens pelo Tigre, Alessandro se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 59 gols

Depois de duas passagens pelo Ipatinga Futebol Clube como jogador, o ex-atacante Alessandro Nunes volta ao Vale do Aço para ser treinador do Tigre no Módulo B do Campeonato Mineiro, previsto para se iniciar em julho. O anúncio da contratação de Alessandro, 39 anos, foi feito na tarde desta quinta-feira (15) pelo presidente do clube, Nicanor Pires, em entrevista ao Diário do Aço.

Um dos motivos da escolha do novo técnico, segundo o dirigente, é a identificação que ele tem com o clube. Alessandro atuou pelo Tigre em 2007, quando o time garantiu acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, e em 2010, quando foi vice-campeão do Mineiro.

“Desde que parou de jogar, o Alessandro vem estudando e fazendo cursos para se tornar treinador. Nós estávamos nos falando há um tempo e ele ressaltou o desejo de iniciar a carreira como técnico, foi quando entendemos que a vinda dele seria boa para o clube e para ele. Alessandro está vindo para um clube com o qual tem identificação e para uma cidade que gosta”, pontuou Nicanor.

“Nos colocar de volta ao Módulo A do Estadual seria um pontapé inicial fantástico para ele. Além de ser mais uma oportunidade de deixar o nome gravado na história do Ipatinga outra vez”, reforçou o presidente.
 
Experiência

Alessandro Nunes é o maior artilheiro do Tigre, com 59 gols, e disse estar ansioso para estrear como treinador.
“Fico honrado com este convite, pois tive duas passagens marcantes pelo Ipatinga. Eu conheço o clube e, com meu trabalho, e com as peças que estamos buscando, vamos trabalhar para colocá-lo de volta na elite”, afirmou o ex-atacante, detalhando que fez os melhores cursos do mercado para iniciar a carreira como treinador na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paulista. “Tenho a vantagem de ter mais de 20 anos no futebol. Isso pode facilitar minha conversa com os atletas, fazendo com que eles entendam o que eu quero que seja feito dentro de campo”.
 
Yago Cardoso
O presidente Nicanor Pires disse que a identificação do ex-jogador com o Tigre foi um dos motivos para sua contrataçãoO presidente Nicanor Pires disse que a identificação do ex-jogador com o Tigre foi um dos motivos para sua contratação
Formação de elenco

Com o Módulo B do Campeonato Mineiro marcado para começar no dia 3 de julho, o treinador vai trabalhar agora nos bastidores, junto com a diretoria, para montar o elenco. “Como conheço o clube, acredito que sei identificar o atleta que tem o perfil que o Ipatinga precisa. O jogador tem que entender a importância de defender o Tigre”, explica Alessandro, que convoca os torcedores a dar apoio. “Peço que a cidade acredite novamente no Ipatinga, que abrace esse novo projeto”.  

Dos jogadores que atuaram na última temporada, o único remanescente será o zagueiro Zé Leandro. “Estamos conversando com diversos atletas e devemos fechar negociações nas próximas semanas”, adiantou o presidente Nicanor.

Como a primeira divisão do Estadual termina no dia 23 de maio, é possível que a partir desta data haja mais jogadores livres no mercado. O Módulo B exige que os atletas tenham até 24 anos, permitindo somente sete com idade superior a esta.
 
Dificuldades

A pandemia de covid-19 suspendeu a realização de jogos de futebol em 2020 e também em 2021 e, como o coronavírus ainda é um perigo real no mundo todo, ainda existe o risco de paralisação dos campeonatos, o que pode atrapalhar a manutenção da condição física dos atletas. Pensando nisso, Alessandro Nunes destaca que será preciso uma preparação de 30 a 40 dias antes da estreia.

Embora ainda seja difícil medir o nível de dificuldade do certame, já que todos os clubes estão montando seus elencos, Nicanor Pires não espera nenhuma facilidade. “Esse campeonato pode ser mais difícil que o anterior pela presença de várias equipes de peso, como Democrata-GV, Guarani, Tupi, Tupynambas, Democrata-SL, dentre outros”.

Para Alessandro, o futebol é dinâmico, o que exige “marcação de linha alta e transições rápidas”. Iniciando a carreira de treinador aos 39 anos, o ex-atacante diz que tem como referências na profissão Cuca e Vanderlei Luxemburgo.  
 
Patrocínio

Para manter um elenco competitivo, qualquer clube precisa de patrocínios, o que está sendo buscado pela diretoria.
“Estamos conversando com parceiros da cidade e região. Este ano deve ser melhor financeiramente em relação a 2020, quando a pandemia nos pegou de surpresa”, disse Nicanor Pires, adiantando que deve anunciar novidades sobre patrocínio nos próximos dias.
 
Yago Cardoso
Alessandro Nunes pediu que a torcida acredite no novo projeto do clubeAlessandro Nunes pediu que a torcida acredite no novo projeto do clube
Biografia

Nascido em São João da Boa Vista, São Paulo, Alessandro Nunes iniciou sua carreira no América em 2001. Entre os clubes que defendeu estão Feyenoord (Holanda), Fluminense, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Atlético, Kyoto Sanga e Albirex Niigata do Japão, Bahia e, claro, Ipatinga.

Alessandro conquistou o Campeonato Mineiro em 2001 com o América, foi vice-campeão brasileiro da Série B com o Tigre em 2007. Foi artilheiro da Série B em 2007 e 2010, pelo Ipatinga, com 25 e 21 gols marcados, respectivamente.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Flaison Dias

17 de abril, 2021 | 00:51

“Excelente profissional, Ipatinga começou bem com o planejamento, pela história e pelo tamanho da Cidade merece estar na elite!”

Geraldo Ferreira da Paixao

16 de abril, 2021 | 08:44

“Exvelente contratação.. Tem potencial para levar o Ipatinga ao módulo I. Parabéns Nicanor é equipe.”

Daiane Jesus

15 de abril, 2021 | 20:13

“Boa Sorte Artilheiro”

Envie seu Comentário