EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

16 de abril, de 2021 | 10:00

Faltam critérios para permanência do Vale do Aço na Onda Roxa, afirma Marcos Vinicius

Reprodução facebook
Prefeito de Coronel Fabriciano não concorda com critérios adotados pelo governo de Minas Prefeito de Coronel Fabriciano não concorda com critérios adotados pelo governo de Minas
O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu pela permanência do Vale do Aço na Onda Roxa, por pelo menos mais uma semana. O grupo, que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, anunciou a decisão na manhã desta quinta-feira (15). Durante a entrevista, o governador Romeu Zema (Novo) esteve ao lado de seu secretário de Saúde, Fábio Baccheretti e da nova secretária de Planejamento e Gestão, Luiza Barreto.

O 2º vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), afirmou logo após o anúncio do governo mineiro, que não vê critérios para a permanência da região na fase mais restritiva do programa Minas Consciente.

As macrorregiões de Saúde Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu avançaram para a Onda Vermelha e poderão promover a flexibilização de algumas atividades comerciais. Outras regiões – entre elas o Vale do Aço - permanecem na Onda Roxa, com medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus.

Para Marcos Vinicius, tanto o ingresso da região na Onda Roxa quanto sua permanência não seguiram critérios científicos. O prefeito afirmou não ter visto novidade alguma na decisão desta quinta-feira. Questionado sobre a possível falta de representatividade política regional, o prefeito avaliou que de fato o Vale do Aço carece de maior pressão de deputados e demais segmentos.

“Pelo visto tudo tem sido decidido de acordo com quem grita mais e bate na mesa. Por que Belo Horizonte, com números muito piores, vai reabrir? Porque o Kalil (prefeito da capital) bateu na mesa e disse que desconhece autoridade do governo estadual”, aponta Marcos Vinicius, acrescentando que para evitar desgaste, o governo mineiro inseriu a capital na fase menos restritiva do programa (Onda Vermelha).

Prefeitos

O representante da AMM pontua que os prefeitos do Vale do Aço trabalharam, mesmo diante da falta de ajuda por parte do governo estadual. “Foram criados leitos em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Nesta, inclusive, estamos com ociosidade na taxa de ocupação clínica covid-19, que está em 50%. A UTI está abaixo de 80% há mais de dez dias. Nos disseram pra ampliar dez leitos, o estado se ofereceu, mas não mandou um dormente. Não pagou o Pro-Hosp. Aí alguém diz ‘ah, se tivéssemos mais leitos’, mas não dá para os municípios pagarem a conta disso”, aponta Marcos Vinicius.

Ainda segundo o prefeito, não houve redução na transmissão do vírus na vigência da Onda Roxa. O que tem ocorrido é uma demora no resultado do exame. “Agora leva 14, 15 dias. A gente se apavora quando vê o número de mortes do dia, mas são dados de dias atrás e que foram conhecidos somente agora. Na semana que vem deve pôr o Vale do Aço na Onda Vermelha também. Os prefeitos fizeram mais do que sua obrigação, se esforçaram e criaram mais leitos, agora não tem mais justificativa”, reforça.

Justiça

Questionado se é possível pensar em algum recurso judicial, Marcos Vinicius salienta que não existe mais justiça. “Ela está sendo amordaçada. Falaram em dar autonomia aos prefeitos para decidirem sobre o que seria melhor para os municípios, mas essa autonomia não existe. Não tem critério para classificação no Minas Consciente, assim como não teve pra distribuição de vacinas. Mandou todo mundo vacinar e alguns estão sem a segunda dose. Assim como tem faltado medicamentos. Os municípios não conseguem nem comprar. Eu avisei há duas semanas que isso iria acontecer e está aí”, frisou.

Sentenças

Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso foram alvo de ações judiciais na semana passada. As quatro cidades foram obrigadas a cumprir as deliberações do protocolo da Onda Roxa, de forma integral. No dia 13, academias e salões de beleza, que ainda não haviam fechado as portas, tiveram de se adequar à norma. Em Timóteo, a Justiça também deliberou pelo fechamento destes estabelecimentos, que cumpriram a decisão a partir do dia seguinte (14). No cenário atual, apenas o comércio essencial pode receber clientes, o que tem gerado indignação em consumidores e empresários, em diversos cantos da região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Prontofalei

16 de abril, 2021 | 14:34

“Kkk! Tlvz ele pensa que "reina em terra de cego, e só ele tem olho". KKK”

Prontofalei

16 de abril, 2021 | 13:32

“Excelentíssimo senhor prefeito; oferecer leitos é um dever de sua gestão pública, queremos ouvir e ver ações concretas de combates a proliferação do vírus, tipo, as ações implantadas por sua gestão pra evitar o contágio pelo vírus, e o aumento do número de vacinados, por exemplo! Dizem que "em terra de cego, quem tem um olho é rei". Mas até quando excelência!”

Prontofalei

16 de abril, 2021 | 13:14

“A um provérbio que diz: "Não havendo sábia direção o povo sofre..." (Pv 11.14). Lamentavelmente esse provérbio se aplica a nos brasileiros. No início do ano passado deflagrou-se então essa pandemia, e aí a nível nacional ficamos nas mãos de um tal presidente legitimamente eleito por nós brasileiros - e o resultado? Uma demonstração total de incapacidade dele e dos seus ministros de gerirem essa crise. Regionalmente então ficamos a merce do nosso legitimo governador. Um home que fez fortunas com sua rede de lojas, e de repente se vê um gestor público, responsável não mais por gerenciar para si, mas para milhões de pessoas. E a crise? A pandemia ainda domina o seu governo. E os municípios com os seus prefeitos legitimamente eleitos? Bem, esses são apenas a ponta do iceberg da incompetência administrativa dos nossos gestores públicos. Que a despeito de terem sidos legitimamente eleitos deveriam vir a público, em sinal de respeito aos seus eleitores, e reconhecer as suas incapacidades de lidarem com essa crise. "A qualidade dos nosso gestores públicos são medidos pela capacidade que eles tem de gerir as crises". Sabe-se lá o que nos espera daqui para frente!”

Kleber

16 de abril, 2021 | 11:47

“Esse prefeito negacionista é bizarro.”

Bizarro

16 de abril, 2021 | 11:15

“Mais uma vez Sr Marcos Vinícius falando asneiras!! Fica quetinho que é melhor!!”

Marcio Vinicius

16 de abril, 2021 | 11:06

“Caro Doutor San Francisco Xavier de Chuquisaca, a culpa disso é sua!

Atualiza os números de Fabriciano!”

Envie seu Comentário