Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de abril, de 2021 | 14:18

Coronel Fabriciano já alcançou 60% dos imunizados com a segunda dose

Divulgação
O Sr. Matosinho já tomou a segunda dose da vacina e garante que vai continuar tomando todos os cuidados de higieneO Sr. Matosinho já tomou a segunda dose da vacina e garante que vai continuar tomando todos os cuidados de higiene

A imunização completa contra a covid-19 só é considerada após o indivíduo tomar a segunda dose da vacina. Ainda assim, a proteção de verdade só ocorre após 21 dias desta última aplicação. “Enquanto alguns municípios enfrentam dificuldades para encontrar pessoas que precisam tomar a segunda dose, visto que não tiveram controle cadastral na primeira imunização, Fabriciano já alcançou 60% dos imunizados com a segunda dose”, informou o governo fabricianense.

Segundo o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, “isso foi possível porque desde o início o município adotou uma postura de precaução, cadastrando os munícipes. Além disso, o município fez o cadastramento virtual no site institucional da prefeitura e tão logo iniciou a vacinação, realizou um rigoroso controle dos imunizantes guardando uma dose (2º dose ou reforço) para cada vacina aplicada (1º dose)”.

Mesmo com o controle cadastral, o secretário explica que considerando que a faixa-etária atual, pertencente a um grupo mais ativo, se fez necessário disponibilizar as Unidades de Saúde para um dia D como estratégia para 1ª dose e uma sala no Centro Administrativo Mariano Pires Pontes, no bairro Bom Jesus (antiga Fundação) para aplicação da 2ª dose. Em ambas as situações, os agendamentos são realizados pelas agentes comunitárias de saúde (ACS) da rede municipal.

É importante ressaltar que a 2ª dose precisa ser aplicada obrigatoriamente até 28 dias (CoronaVac), e até 90 dias para a AstraZeneca.

Atendimento facilitado

Segundo a gerente de Atenção Básica, Tatiana Cunha Franca, o município facilitou ao máximo a vida dos moradores para aplicação das duas doses.

“A 2ª dose também está sendo feita domiciliar para as pessoas acamadas e com dificuldades de mobilidade, e também na Secretaria de Saúde, para quem tem condições de vir aqui. Trabalhamos em horário estendido, das 7h às 16h, não paramos para almoço e procuramos vacinar rápido para não deixar nenhum idoso esperando”, explica.

Quando toma a 1ª dose, o cidadão do município tem anotado no cartão de vacinas a data da 2ª dose para pode se programar. Com 72 anos, o Sr. Matosinho marcou na agenda e foi cedo para se imunizar. “Retornei de Vitória (ES), onde fui prestar um serviço, para tomar a segunda dose. Não podia faltar”, disse. O médico pediatra, Enio José de Souza, também garantiu a segunda imunização. “Eu vim tomar a segunda dose da AstraZeneca e não encontrei dificuldade nenhuma. Muito bom”, elogiou.

Manter os cuidados e prevenção

Quem passa pela vacinação recebe também orientações para manter os cuidados e as medidas sanitárias de prevenção. “Estamos empenhados na conscientização. Você, idoso, que está vacinado, ainda pode contaminar outras pessoas, por isso, tem que manter o uso da máscara, o distanciamento social e álcool gel”, alerta Cacau.

Matosinho ouviu atentamente o recado. “Eu vou continuar tomando os cuidados. Lavo as mãos pra tudo e uso álcool gel. Evito passar a mão em tudo que é lugar e não tiro a máscara nem para trabalhar”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário