14 de abril, de 2021 | 10:29

Consórcio da FNP anuncia negociação de 30 milhões de doses da Sputnik

O Consórcio Conectar, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), anunciou nesta terça-feira (13) que iniciou tratativas com o Fundo Soberano Russo (RDIF) para a compra de 30 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Sputnik V.

Os primeiros lotes do imunizante podem chegar em até três semanas após a assinatura do contrato, que, segundo o consórcio, deve ocorrer ainda neste mês.

Com mais de 2 mil municípios (cerca de dois terços da população do país), dos quais 109 de Minas Gerais – entre eles, Belo Horizonte –, o Conectar informou que cerca de 5 milhões de doses devem ser entregues entre maio e junho. As 25 milhões de doses restantes devem chegar até dezembro deste ano.

O presidente do consórcio, Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis (SC), participou nesta terça-feira de reunião com o Ministério da Saúde para alinhar a aquisição e a distribuição das doses.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não deu a autorização para o uso da Sputnik V no Brasil. A inspeção nas fábricas russas do imunizante, que é parte do protocolo da agência, deve ocorrer entre 19 e 23 de abril.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a importação e um possível início da produção do imunizante no Brasil. A farmacêutica União Química, localizada em Brasília, será a responsável pela produção do imunizante no país. A empresa entrou com pedido de uso emergencial da Sputnik V para 10 milhões de doses, que já foram compradas pelo Ministério da Saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário