13 de abril, de 2021 | 07:02

Corpo de Chames Rolim será sepultado hoje em Ipatinga

Divulgação MPMG

O corpo da pioneira Chames Salles Rolim, que tinha 103 anos, será sepultado hoje, às 10h, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga. Ela faleceu na manhã de segunda-feira (12) de causas naturais. Já o velório está marcado para às 8h, no Funeral Hall, no Novo Centro, em Ipatinga.

Natural de Santa Maria de Itabira e descendente de libaneses, Chames Rolim é filha de pioneiros do Vale do Aço, Selim José de Salles e Canuta Rosa, e irmã do ex-prefeito de Ipatinga, Jamil Selim de Salles. Chames foi casada com José Maria Rolim (que já faleceu), por 63 anos, e juntos tiveram dez filhos, 28 netos e 16 bisnetos.

Aos três anos de idade, dona Chames mudou-se para Santana do Paraíso. Ela trabalhou a maior parte da vida na Farmácia Rolim, que era de seu marido. Chames estudou no colégio interno Nossa Senhora das Dores, em Itabira, onde formou-se em Magistério no ano de 1937.

Conforme noticiado pelo Diário do Aço, Chames formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa) aos 97 anos. À época, a pioneira relatou que fazer um curso superior sempre foi um sonho, mas que só havia decidido entrar para a faculdade após a morte do marido José Maria Rolim, que era contra. A conquista do seu diploma foi motivo de comemoração pelos seus parentes e amigos, sendo noticiada por vários veículos de comunicação, tanto regional quanto nacional, devido à idade em que Chames conseguiu obter seu diploma de curso superior.

Em 13 de abril de 2015, aos 98 anos, já como bacharel em Direito, Chames Salles Rolim atuou como estagiária do advogado Jayme Rezende, em um julgamento no Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga. Na época o Conselho de Sentença acatou a tese da defesa (negativa de autoria) e absolveu um réu acusado de homicídio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

13 de abril, 2021 | 14:25

“Que muitos de nós, principalmente os mais jovens, possamos aprender as lições de Dona Chames.”

Josemoreira

12 de abril, 2021 | 18:09

“A ela o mínimo que podemos dizer é obrigado pelos muitos anos de dedicação. Deus a receberá com festa.”

Envie seu Comentário