11 de abril, de 2021 | 10:22

Comerciantes pedem que feira do Canaã não seja movida para a avenida Maanaim

Para feirantes, não existe logística necessária para levar as 230 barracas para outro lugar; além de não haver estrutura para acesso de clientes na Maanaim

Divulgação
A feira funciona há 46 anos na avenida Selim José de SallesA feira funciona há 46 anos na avenida Selim José de Salles


Matéria atualizada às 15h03

Depois de realizar um protesto em frente à Prefeitura de Ipatinga na sexta-feira (9), os trabalhadores que atuam na feira livre do Canaã voltaram a se manifestar na manhã deste dia 11, no bairro onde a feira funciona todos os domingos. Eles alegam que a administração municipal quer mover a tradicional feira, que existe há 46 anos na avenida Selim José de Salles, para um trecho da avenida Maanaim. Para os feirantes, há problemas logísticos nesta mudança, que afetaria o trabalho de todos.

Segundo o feirante Rony Lopes, que ocupa o cargo de primeiro-secretário na direção da feira, o governo alega que a mudança deve ser feita por causa da covid-19, já que na avenida Maanaim haveria mais espaço para manter o distanciamento entre as barracas.

“Se tem covid aqui [na Selim de Salles] tem na Maanaim também. A Maanaim é longa em comprimento, não em distanciamento de largura. Lá é uma avenida só, na Selim tem duas vias, a de cima e a debaixo. A aglomeração seria maior na Maanaim do que no Canaã porque lá só tem duas entradas, a do início e final da avenida; na Selim José de Salles tem várias entradas, a de cima, a debaixo e pelos lados”, justifica Rony, reclamando que não há logística para instalar todos os feirantes no novo local. “Não tem como entrar todos os carros, lembrando que a feira do Canaã conta com 230 barracas. Como vão entrar 230 carros lá de uma vez?”, questiona o feirante, lembrando que as barracas começam a ser montadas às duas da manhã, com a feira encerrando às 13h. “Para mudar o feirante teria que chegar ainda mais cedo e entrar todos de uma vez, já que não dá pra ficar carro lá”, explica.

Além dos transtornos que a mudança de endereço causaria aos trabalhadores, Rony diz que isso também afetaria os clientes. “Na rotatória da avenida Maanaim não há passarela para o pedestre acessar a via. Estão colocando nossa vida em risco e também dos pedestres”, aponta ele, lembrando que a feira de domingo recebe, em média, mil pessoas.

Tradicional feira da cidade, funcionando há 46 anos na Selim José de Salles, Rony lembra que não há abaixo-assinado ou qualquer pedido dos moradores para que a feira sai da avenida. “Trabalhamos em outros bairros, mas a feira de domingo é a melhor. Tem comerciante que só faz a feira de domingo, é daqui que ele tira o sustento. Mudando vai cair o comércio, que já tá ruim por causa da pandemia”.

Divulgação
Hoje o cliente pode acessar a calçada compartilhada [distante das comerciantes] e optar qual barraca acessar, sem precisar andar próximo das barracas montadasHoje o cliente pode acessar a calçada compartilhada [distante das comerciantes] e optar qual barraca acessar, sem precisar andar próximo das barracas montadas
“Não vai dar certo”
O feirante Júnior também detalha os transtornos que a mudança geraria: "Para chegar numa barraca no meio da feira o cliente vai ter que atravessar a avenida toda, aqui no Canaã ele pode cortar os becos. Além disso, haverá um transtorno no trânsito, pois vai ter muita parada de carro de cliente na rotatória, sem contar os riscos de acidente. Outra questão é a segurança, os feirantes chegam muito cedo, e nós sabemos da existência de usuários de crack na Maanaim, o que nos gera o sentimento de insegurança. Por tudo isso, acho melhor a gente ficar aqui [Salim de Salles]", contou.

O feirante ainda apontou que a mudança pode gerar mais desgaste aos comerciantes. “A saída também será mais lenta, porque vamos ter que esperar os feirantes das pontas desmontarem as barracas primeiro. Então quem fica no meio vai demorar ainda mais a sair. Hoje a gente sai do local às 14h, e com isso vamos ficar lá até 17h ou 18h por causa desse processo; imagina isso para quem acorda 4h da manhã... Não podemos aceitar a mudança porque sabemos que não vai dar certo", disparou.

Sugestões
Rony Lopes diz que foi pedido ao governo municipal para evitar a mudança de endereço. “Demos sugestão de fechar a feira no momento crítico da pandemia e depois reabrir. Também sugerimos de trabalhar em sistema de rodízio, em um domingo funcionariam as barracas de um lado da avenida e no outro domingo as barracas que são instaladas no outro lado da via”, contou Rony, lembrando que todos os feirantes estão trabalhando de máscara e com álcool em gel nas barracas. “Tentamos dar sugestões e conversar com a prefeitura, mas não somos ouvidos”.

Feira
Atualmente a feira livre funciona com restrições, vendendo apenas alimentos, por causa das medidas sanitárias impostas pela Onda Roxa, no enfrentamento da pandemia de covid.

Resposta da prefeitura
Questionada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) informou, por meio de nota, “que existe a intenção da administração municipal de fazer alterações nos espaços ocupados por algumas feiras existentes na cidade, com o intuito de reduzir a aglomeração nos locais e, consequentemente, conter a disseminação da covid-19”.

“Especificamente com relação à Feira do Canaã, em reunião realizada na última sexta-feira (9) ficou decidido que seria realizado levantamento de área mais apropriada para as atividades, a partir da medição do espaço convencional das barracas, projetando-se o seu deslocamento para a avenida Maanaim. E isto aconteceu na manhã deste domingo (11). Foram cadastradas cerca de 130 barracas, e o intuito é que as demais (que não estavam presentes neste domingo) tenham seu cadastro feito na sequência, para que na próxima semana a feira já esteja apta a funcionar no novo local”.

A Secretaria ainda apontou que “reiteramos que uma das principais bandeiras do atual governo é o diálogo e, nesse sentido, independente da situação, as portas da prefeitura estarão sempre abertas para que todas as classes, incluindo a dos feirantes, possam expor seu ponto de vista referente a qualquer assunto”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Letícia Borges

12 de abril, 2021 | 11:03

“Um absurdo, deixem os feirantes a onde sempre estiveram. Precisam pensar no trabalhador. Essa é a fonte de renda dele. É com esse recurso que as famílias são supridas! O interesse da prefeitura deve ser em ajudar e dar apoio e não prejudicar ainda mais em tempos tão difíceis! Indignada!”

Espero Que Não Venha Ano Que Vem Pedir Voto Pra Candidato a Deputado na Nossa Feira

12 de abril, 2021 | 11:01

“O mesmo prefeito que quer tirar a feira da selim será o mesmo que ano que vem estará lá fazendo caminhada ao lado de seus pares candidatos a deputado pedindo voto e que hoje são secretários em seu governo.”

Joao

11 de abril, 2021 | 21:46

“Eu acho mais que certo colocar a feira na manaim pelo menos não fica obstruindo as garagem das casas e dos prédios que lá existem sem contar que quando a feira termina acho que cada comerciante deveria levar o seu lixo larga tudo uma sujeira,um abissurdo”

Marcello

11 de abril, 2021 | 20:57

“Boa noite.
Por causa de Covid,desnecessário!
Escuta o porta voz dos feirantes...um domingo algumas categorias de feirantes e outro domingo outra categoria...
Mas fechar ou mudar não!”

Helenita

11 de abril, 2021 | 19:32

“Absurdo isso que estão fazendo com pessoas que só querem trabalhar. Acordam de madrugada pra levar o sustento pra família. O que custa deixar as pessoas em paz.na hora de pedir voto eles vem todos bonzinhos. Depois q está no poder esquece que nós q colocamos eles lá”

Paula

11 de abril, 2021 | 19:22

“Maior absurdo ,onde já se viu colocar um trem desse ,nem o prefeito deve passar por lá,ou desconheçe que lá e a nova Cracolândia de Ipatinga ,agente vai ir lá pra comprar verdura e sair sem nada vamos ser tudo roubado palhaçada”

Welisson

11 de abril, 2021 | 19:11

“A feira do canaã é uma tradição de muitos anos, e deve continuar no mesmo local, não pelo fato de donos de supermercados milionários investirem milhões em seu comércio e os pequenos vendedores donos de barracas não tenham esta condição que eles tenham que ser prejudicados em seus trabalhos não, o sol brilha para todos, e o período de funcionamento da feira é curto, sendo assim encerrada às 13 horas possibilitando os moradores a saírem com seus carros a hora que quiserem, pois tem passagem tranquilo, manaain uma avenida escondida, estreita e sem segurança alguma. A FEIRA DO CANAA DEVE CONTINUAR NO MESMO LOCAL. Os responsáveis por isso aí invés de prejudicar os trabalhadores deviam é ajudar em meio a uma pandemia dessa.”

Léo

11 de abril, 2021 | 19:00

“Existia tradição nas barracas do parque Ipanema, mudaram e olha a grande melhoria que aconteceu no parque Ipanema, ficou muito melhor do que antes.
O local atual onde a feira acontece hoje como citado no comentário acima existem risco que para os feirantes não são nada mas se vier acontecer vão culpar a prefeitura a Cemig vão querer indenização etc, além disso a feira onde é hoje atrapalha aos morados do local só não ver quem quer se imagem morando em um lugar onde no dia de domingo você se quiser sair de casa com a família tem q acordar 5 horas da manhã pra tirar o carro pq depois da 6 horas ja não tem como.
A feira em um novo local não acabaria com a tradição, simplesmente manteria uma tradição em um local mais seguro e que não iria atrapalhar os moradores e com passar do tempo a população iria se acostumar com o novo local.”

Lopes

11 de abril, 2021 | 18:29

“Uma vergonha o que estão fazendo com os feirantes de ipatinga tirar a tradicional Feira do Canaã do seu local justificado aglomeração com o se na Avenida Manaim não terá aglomeração, isso é uma desculpa para fazer o capricho de alguém. Quando chega a época da política o primeiro lugar que eles vão é para a feira casar votos , assim como vez o prefeito Gustavo Nunes que esteve várias vezes na Feira e fez promessa em apoio aos feirantes e agora que não precisa deles vem querendo prejudica-los. Espero senhor prefeito que reflita muito bem antes de tomar qualquer decisão. Estamos de olho. Quando chegar o ano da política não venha com mimimi”

Tiaguim

11 de abril, 2021 | 17:55

“Manain tem mais espaço de distanciamento das barracas, deveria era proibir a feira, estão procurando uma solução para manter a feira viva e os proprios causando confusão por isso. então fecha e pronto. Manain é ate melhor pra comprar, mais ampla, eu sou consumidor dessa feira e posso opinar ok.”

Sidelsino

11 de abril, 2021 | 17:07

“Eu acho isso um tremendo absurdo. Nos tirar de um lugar onde existe uma tradição, uma história na comunidade! Ali nesse local os meus sogros e outras famílias criaram seus filhos com muita luta e suor. Quantas gestões se passaram todos esses anos??? Porque só agora estão querendo nos tirar de lá? Eu acho que existem outros motivos por de trás disso tudo, não só a desculpa da pandemia, porque na maanaim tbm existe como em todo lugar. O que temos é aprender a lidar com ela assim como as outras doenças históricas.
Espero que essa gestão olhe pela classe dos feirantes, uma classe que trabalha debaixo de sol e chuva pra trazer o sustento para nossas famílias!”

Daisa

11 de abril, 2021 | 16:31

“A feira no domingo no Canaã já é tradição.
Faz parte da história de Ipatinga”

Joao

11 de abril, 2021 | 14:25

“FEIRA TOTALMENTE IRREGULAR VEJAMOS.
DEBAIXO DAS REDES DE ALTA TENSÃO(SE UM CABO ROMPER VAI MATAR CENTENAS POIS CADA UM PESA QUASE 1 TOL)
PISOTEAMENTO NO GRAMADO DE JARDIM PÚBLICO E MANOBRAS DE CARROS EM SUA EXTENSÃO.
PRIVAÇÃO DE IR E VIR DOS MORADORES QUEM TEM SUAS FRENTES CASAS OBSTRUIDAS.
CASO OCORRA MORTES POR ROMPIMENTO DE CABO FICARA O JOGO DE EMPURRA DAS RESPONSABILIDADES.
POR FIM O MPMG DEVERIA MEDIAR ESTA SITUAÇÃO.
NO GRAMADO MARCAS DE PISOTEAMENTO E PNEUS.”

Guima

11 de abril, 2021 | 14:21

“A maioria destes feirantes são.de outros municípios e querem impor as regras dêles. Na verdade isto chama comodismo. No camelódromo foi a mesma coisa. Não quiseram modernizar aquela bagunça. O poder público fica de mãos atadas. Lógico.que da agromelacão maior no atual local. Também estas feiras atrapalham as grandes empresas de supermercados que investem mhões.”

Valdimar

11 de abril, 2021 | 13:35

“Resumindo,safadeza.querem fazer os trabalhadores de palhacos,isso já tá virando palhaçada, governo mediucre,prefeitos sem pulsos,Brasil né.”

Envie seu Comentário