09 de abril, de 2021 | 14:28

Projeto atende gestantes em Timóteo

Divulgação
Mulheres recebem um kit de enxoval para o recém-nascidoMulheres recebem um kit de enxoval para o recém-nascido

O programa Criança Feliz e o Rotary Club de Acesita estão desenvolvendo o projeto “Minha Primeira Mantilha” em Timóteo, com a finalidade de atender as gestantes com a doação de um kit de enxoval de recém-nascido, composto por mantilha, roupinhas, sapatinhos, banheira, entre outros itens básicos para os primeiros cuidados com o bebê. O projeto atenderá inicialmente a 25 gestantes, devendo chegar a 50 até o fim do ano, informou a administração municipal de Timóteo.

As gestantes selecionadas integram o programa Criança Feliz, gerido pelo Instituto Presbiteriano Êxodo (Ipê). O programa foi criado em 2016 pelo Ministério da Cidadania com um caráter intersetorial, visando promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O município de Timóteo formalizou sua adesão ao Criança Feliz em 2019 e sua implantação ocorreu em 2020.

O programa é voltado para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico, com renda familiar de até três salários mínimos. O público-alvo são as gestantes, crianças até três anos, podendo estender o atendimento para crianças de até seis anos inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam em instituições de acolhimento. O Criança Feliz conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Timóteo. No município, o programa recebeu a denominação de Pipas (Primeira Infância Protegida na Assistência Social).

Atendimento

O primeiro passo para ser atendido pelo Criança Feliz é a inscrição no Cadastro Único, que pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, explica o governo. Após o cadastramento, o interessado pode solicitar que a equipe técnica dos Cras faça o encaminhamento para o Ipê. A coordenação do Criança Feliz entrará em contato com a família.

Em função da pandemia, a entidade não está fazendo visita presencial, mas de forma remota. O Ipê, onde é gerido o programa, fica localizado na rua da Bahia, nº 83, Cachoeira do Vale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário