08 de abril, de 2021 | 18:50

Governador veta mudança do nome do Maracanã

Proposta de trocar o nome de Jornalista Mário Filho para Rei Pelé foi vetada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro

Divulgação

Estádio Jornalista Mário Filho. O nome oficial do Maracanã não será mais alterado. Isso porque o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vetou a mudança do nome que havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj). Os deputados haviam aprovado Projeto de Lei que tirava o nome do jornalista, que coordenou a campanha pela construção do estádio, para nomear o Maraca de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.

Depois de uma chuva de críticas da imprensa esportiva, a Alerj voltou atrás da decisão e o presidente da Assembleia e autor do projeto, André Ceciliano (PT), recomendou ao governador o veto à troca do nome.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também já havia recomendado ao governador que vetasse a projeto, com base no Decreto Municipal de 2012, segundo o qual o Maracanã está integrado à identidade cultural carioca.

Mário Filho, irmão do escritor Nelson Rodrigues, travou uma batalha na imprensa contra o então vereador Carlos Lacerda, que desejava a construção de um estádio municipal em Jacarepaguá para a realização da Copa do Mundo de 1950. O jornalista conseguiu convencer a opinião pública carioca de que o melhor lugar para o novo estádio seria no terreno do antigo Derby Club, no bairro do Maracanã, e que ele deveria ser o maior do mundo, com capacidade para mais de 150 mil espectadores. O estádio, que sediou a primeira Copa do Mundo no país foi inaugurado em 16 de junho de 1950.

Além da luta pelo Maracanã, Mário Filho é considerado o pai da imprensa esportiva.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário