09 de abril, de 2021 | 10:00

Marcos Vinicius alerta sobre a falta de medicamentos para intubação

Reprodução
Prefeito de Coronel Fabriciano voltou a falar sobre ações para combate à doença Prefeito de Coronel Fabriciano voltou a falar sobre ações para combate à doença

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), alertou sobre o risco de faltar medicamentos para intubação de pacientes e também doses para a imunização contra a covid-19 em diversos municípios. Segundo ele, muitas primeiras doses foram aplicadas, mas sem a reserva da segunda. Em entrevista ao Diário do Aço nesta quinta-feira (8), o chefe do Executivo fabricianense reforçou o que autoridades de saúde têm dito ao longo dos últimos dias e voltou a falar sobre ajudar os municípios menores.

Na tarde de ontem, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou durante coletiva de imprensa que com a baixa no estoque de medicamentos, especialmente do chamado kit intubação, qualquer tentativa de abertura de leitos se torna mais complicada. “Temos poucos medicamentos e sedativos. Nosso papel é evitar o aumento de casos já que isso implica maior consumo”, alerta.

Outro cenário negativo foi evidenciado no dia anterior pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula. Ele afirmou que o Brasil corre o risco de sofrer um apagão de vacinas nas próximas semanas. Entre os motivos para a falta de imunizantes está a dificuldade de importação de insumos.

“Eu vinha falando sobre esse cenário há tempos e o povo não está escutando. O mais alarmante é que os municípios que acreditaram no que falou o estado, que poderiam fazer a primeira dose sem guardar a segunda e saíram vacinando, correm o risco de não ter a segunda dose. E isso vai acontecer. Essa remessa que veio agora é infinitamente inferior ao número que já foi vacinado. Eu guardei as minhas doses todas [para a segunda]. Hoje Coronel Fabriciano é o município do Brasil que tem mais pessoas imunizadas proporcionalmente, com 73% imunizados já com a segunda dose”, informou o prefeito.

Marcos Vinicius adiantou que no sábado (10) haverá o Dia D da vacinação contra a covid-19, onde serão realizadas 3 mil imunizações.

Intubação

Sobre a falta iminente de medicamentos para intubação, Marcos Vinicius relembrou que o município comprou estoque para 90 dias, no começo do mês de março. Acrescentou que o Ministério da
Saúde bloqueou todas as compras e não está conseguindo fazer a logística.

Solução

Para o prefeito, os municípios menores não têm de se preparar para um cenário caótico, por não ser sua função. “Eles não são gestão plena. O que posso dizer é da experiência de Coronel Fabriciano. Vivíamos uma situação muito difícil, tivemos de ampliar leitos. Recuei a vacina por 15 dias sem fazer a 1º dose e meus números diminuíram, diminuímos os pacientes contaminados. Os municípios maiores têm que dar uma recuada na vacinação e ajudar os pequenos nisso, porque o maior consegue suportar mais, porque tem estrutura. E se puder evitar que esse paciente saia de sua cidade para vir para os grandes centros, conseguimos reduzir essa circulação do vírus”, reforçou.

Além disso, o prefeito destaca que os grandes municípios devem frear a primeira dose e as que chegarem devem ser destinadas para os menores. “Tivemos uma boa aceitação dessa proposta, mas falta levar ao governo do estado para uma pactuação. Temos visto o aumento de leitos no Vale do Aço, mas não é a solução. Temos que trabalhar a atenção básica, reforçar o quadro de médicos e ajudar municípios menores”, salientou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Souza

09 de abril, 2021 | 12:55

“O mais complicado que muitos estão na rua para ter onde tirar seus sustentos, mais infelizmente muitos estão brincando com o próximo falta de respeito saem de casa atoa bater perna sem nenhum interesse... e infelizmente fiscalização do prefeito de Ipatinga é fraca.”

Gildázio Garcia Vitor

09 de abril, 2021 | 12:23

“Tomando como referência a tese do Dr. Marcos, podemos reivindicar auxilio dos países centrais, que terão muito a perder com o aumento descontrolado da epidemia e do surgimento de novas cepas em nosso território. Cabe até uma chantagenzinha psicológica, o que o Ministro Delfim Neto fez muito bem para conseguir empréstimos do sistema bancário internacional, via FMI e BIRD, e financiar o "Milagre Econômico". A chantagem era afirmar que, sem a ajuda, o país poderia " virar" uma República Comunista. Uma Cuba de 8,5 milhões de Km2.”

Márcio

09 de abril, 2021 | 11:25

“? uma bizarrice e uma hipocrisia o prefeito de Cel. Fabriciano afirmar que a cidade tem 73% das pessoas imunizadas, proporcionalmente, com o negacionismo desde do começo da pandemia, com tudo liberado. É inacreditável . Como acreditar nessas falácias que são puramente políticas, vendo o número crescente de novos casos e agora vir dizer que vai faltar medicamentos pra intubação. Ora não era a mesma pessoa que dizia a meses atrás que a cidade estava dentro das normalidades e que não tinha sobrecarga em sua unidades médicas. Me desculpe posso estar errado em minhas ponderações, mas um médico que desde do principio da pandemia estaca preocupado com a pandemia do que com a saúde da população não merece atenção e nem credibilidade, pois não condiz com a formação acadêmica que diz ter. Lamentável.”

Celio Wilson Barbosa

09 de abril, 2021 | 10:58

“O que não consigo entender é exatamente isto,com o número de casos aumentando a cada dia e a eminente falta de medicamentos,porque autorizar a abertura do que não é essencial nesse momento ?”

Bruno Ramos

09 de abril, 2021 | 10:02

“? um gênio. A quase 1 mês já é falado isso.”

Gildázio Garcia Vitor

09 de abril, 2021 | 06:59

“Esse Dr. Marcos pode até ser meio doido, mas que ele é muito inteligente e esperto, ninguém pode duvidar. Parece com as antigas "Raposas" da política mineira. Ou da gaúcha, que, também, teve algumas importantes raposas politicas.”

Envie seu Comentário