Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de março, de 2021 | 11:34

Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, quebra o silêncio e explica medidas emergenciais na pandemia

Bruna Lage
Participam da entrevista, o secretário de Governo, Roberto Soares, o prefeito Gustavo Nunes, Rafael Rangel, da equipe técnica e a Secretária Interina da Saúde, Glennia GeaneParticipam da entrevista, o secretário de Governo, Roberto Soares, o prefeito Gustavo Nunes, Rafael Rangel, da equipe técnica e a Secretária Interina da Saúde, Glennia Geane

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), que tem evitado se pronunciar sobre os impactos da pandemia de covid-19, que deixa a cidade à beira do colapso sanitário, com o crescimento de casos positivos e de óbitos, com a superlotação dos leitos de UTI Covid SUS, decidiu quebrar o silêncio. O prefeito recebe neste momento a imprensa regional para apresentar as decisões do governo acerca das ações para fazer frente às demandas surgidas com o recrudescimento da pandemia.

Participam da entrevista, o secretário de Governo, Roberto Soares, o prefeito Gustavo Nunes, Rafael Rangel, da equipe técnica e a Secretária Interina da Saúde, Glennia Geane de Souza Louback.

O prefeito abriu a entrevista anunciando a implantação do gabinete científico do combate ao coronavírus no município, que será comandado por Rafael Rangel, biomédico e estudioso do coronavirus. "Ele tem experiência e é referência no assunto. Agora colabora conosco no combate à covid. Nós últimos dias estamos com leitos de UTI Covid, não apenas de Ipatinga, com lotação máxima. Ontem reduzimos um pouco, mas não é motivo para relaxar. O vírus não acabou, estamos tendo uma onda agora no país, onde a situação está preocupante e alarmante", enfatizou.

Gustavo Nunes explicou que o governo trabalha a aproximadamente 15 dias para implantação de 20 novos leitos de UTI Covid em Ipatinga. "Estamos fazendo estudo para implantar na mesma formatação do ministério da saúde. Acredito que nos próximos dias conseguiremos e temos de fazer aquisição de medicamentos, insumos e pessoal. Os leitos deverão ficar no Hospital Municipal Eliane Martins. Vamos redimensionar parte do atendimento do Hospital Municipal para a policlínica. Mas pode ser que haja alguma alteração”, detalhou o prefeito.

Conforme Gustavo Nunes, o maior problema no Hospital Municipal é o teto, que tem infiltração e toda vez que chove inunda a parte interna do hospital. “Em parceria conseguimos doação da iniciativa privada e está sendo montada uma tenda que vai cobrir o hospital para evitar de forma paliativa, que quando chover, não tenhamos esse problema”, anunciou.

"Ainda hoje vamos encaminhar à Frente Nacional de Prefeitos uma manifestação de interesse de adesão de Ipatinga ao consórcio público para aquisição de vacinas", declarou o prefeito. O objetivo é acelerar a vacinação da população. Atualmente Ipatinga tem imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid, 8.604 pessoas, das quais, 4.052 já receberam a segunda dose.

Sem fechamento do comércio

O prefeito também admitiu que não é a linha do seu governo fechar o comércio e as escolas. “Deve ser o primeiro que abre e o último que fecha e assim vamos mantendo para evitarmos que isso aconteça, mas claro que precisamos da colaboração de todos, da população. Houve sim, um relaxamento que provocou essa situação, mas nenhum dia houve falta de fiscalização. Assumo que não temos pessoal suficiente para fazer [a fiscalização] de forma mais efetiva e
adequada”, destacou.

Ainda conforme o prefeito, os bares e restaurantes que funcionam à noite não deixaram de ser fiscalizados, trabalho que será intensificado agora. Quanto ao veto à circulação dos chamados “trenzinhos da alegria”, isso ocorreu por causa da constante reclamação de aglomeração e perturbação.

Entre outras medidas, o governo vai notificar a empresa concessionária do transporte coletivo para não cortar mais os horários nas linhas de ônibus.

Demissão do secretário de Saúde

Em relação à exoneração do secretário de Saúde, Juliano Nogueira, o prefeito Gustavo Nunes afirmou que na quarta-feira (10) teve uma conversa com ele, que pediu demissão do cargo. “Não saiu no documento por falha nossa. [A saída] foi por questão pessoal do ex-secretário e as portas estão abertas para ele”, informou.

Conheça pontos do decreto, que entrou em vigor na quinta-feira (11)



Entre outras medidas, o decreto proíbe que os veículos do transporte coletivo transportem passageiros em pé durante as viagens no município. A norma restritiva entrou em vigor nesta sexta-feira (12).

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Ipatinga emitiu comunicado à concessionária responsável pelos serviços quanto às regras que devem ser seguidas.

Conforme o decreto, a lotação dos veículos não poderá exceder à capacidade de passageiros sentados, respeitado o número de poltronas existente nos veículos.

A concessionária de serviços de transporte coletivo deverá disponibilizar veículos reservas em número suficiente, inclusive nos horários de maior fluxo de passageiros, realizando viagens extras sempre que necessário.

O decreto suspende ainda, por tempo indeterminado, a circulação de “trenzinhos da alegria” no município, a partir desta sexta-feira (12).



Barreiras sanitárias vão inspecionar transporte de pacientes de outras cidades



Conforme o decreto 9.607, de 11 de março, caso seja identificado o deslocamento de pacientes de outros municípios para assistência à saúde no município de Ipatinga, sem o devido cadastro/registro no Sistema Estadual de Regulação Assistencial – SUSfácil, a autoridade sanitária responsável realizará os procedimentos necessários à apuração de eventuais irregularidades, e posterior encaminhamento do procedimento ao Ministério Público



Veja também:
Decreto estabelece uma série de medidas para conter a pandemia em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos

17 de março, 2021 | 10:47

“? só parar de politicagem e começarem a usar o tratamento precoce com Ivermectina ou Hidroxicloroquina como muitas cidades já fizeram, e estas cidades zeraram não apenas óbitos mas zeraram até mesmo leitos ocupados.”

Amadeu

13 de março, 2021 | 11:07

“Bom dia.
Concordo com leitor, TEM QUE FECHAR TUDO E DEIXAR SOMENTE ALGUMAS FARMACIA DE PLANTAO E REABRIR NA SEGUNDA FEIRA AS 08 HORAS.
Vamos nos cuidadr”

Everton

13 de março, 2021 | 02:05

“Todos os bares lotados! Bar Diboa no Horto lotadíssimo agora. Este prefeito precisa sentar na cadeira e começar a trabalhar, tá morrendo gente e o decreto dele não tem nenhuma medida prática. Coitado do povo de Ipatinga, cadê o prefeito, tá na praia de novo??????”

Upa Tá Uma Vergonha - Covid Pura

12 de março, 2021 | 20:03

“O cara me fala que não tem pessoal suficiente pra fiscalizar... Ele mesmo tira a credibilidade da fiscalização. Pelo amor de Deus prefeito, MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA.
Aparece na UPA/HMI prefeito, vai lá pra ver como o povo vai te receber; tem doente em cima de doente, tudo jogado no chão; tem que ir na ferida, ver com os seus olhos a situação e não ficar tomando conhecimento das coisas através dos gerentes, secretários, assessores e outros puxa saco.”

Risemary Carvalho

12 de março, 2021 | 17:32

“Boa tarde.Como existe muitas pessoas irresponsável que não dão a minima para o próximo, o melhor a se fazer e fechar tudo no sábado e domingo exeto farmácia e reabrir na sengunda até que as coisas melhorem.Nada de supermercado ficar aberto as pessoas tem de segunda a sexta para se abastecer.”

Martins de Souza

12 de março, 2021 | 16:15

“?NIBUS BOM JARDIM HOSPITAL LOTADO HOJE DE MANHÃ CADE FISCALIZAÇÃO, QUANDO AO COMERCIO NÃO PRECISA FECHAR HORARIO DE 10 DA MANHÃ AS 16 HS.”

Voz do Povo

12 de março, 2021 | 15:53

“Concordo com o Renato... Começando muito mal esse prefeito. Pararam os asfaltos que o nardielo começou, que já não eram lá grande coisa mas melhorou consideravelmente em vista de antes... Questão da covid era pra ter fechado esses botecos da área nobre onde dão grandes aglomeracoes e na prática não fiscalizam pq vai bater de frente com seus eleitores empresários. E por fim a manchente diz tudo: "quebrou o silêncio", o cara tem que falar mais com o povo ta muito mal assessorado, mete as caras e conversar com o povo... Ninguém quer ver tbt de foto não, quer é noticia de como as coisas estao ... E Tenho lá minhas dúvidas tbm se realmente é ele o cara da canetada final”

Marta

12 de março, 2021 | 15:48

“? só os pais não mandarem seus filhos para a escola. Melhor perder o ano, do que perder a vida. Não tem leito vazio nos hospitais, os profissional ais estão esgotados... Estou com sintomas e fui a upa ontem, fiquei sentada pra ser medicada porque nem maca tem pra deitar. A ala covid está lotada. Só Jesus! Que Ele tenha misericórdia de nós!”

Paladino da Justiça

12 de março, 2021 | 15:48

“Ipatinga infelizmente se tornou uma cidade negacionista,temos os governantes que merecemos, o Mini Bozo.”

Ana

12 de março, 2021 | 15:44

“Uma hora fala que assume que não tem gente suficiente pra fiscalizar e depois fala que vai intensificar a fiscalização??? Contraditório né prefeito. Os bares estão ficando cada dia mais LOTADOS, o bairro Bom Retiro a noite está como se não existisse pandemia, pares lotados, rua cheia e zero fiscalização.”

Jorge

12 de março, 2021 | 14:46

“Se fechar as escolas ,as crianças vão ficar na rua e nas pracinhas,aula remota não funciona,e pensar que está aprendendo e brincar de ensinar.”

Gildázio Garcia Vitor

12 de março, 2021 | 13:57

“Apesar do aumento exponencial de casos e de óbitos nos últimos 20 dias, concordo com o Prefeito na questão das escolas. Aqui na E. M. Deolinda Tavares Lamego, com muita dificuldade, pois a unidade está com 25 servidores afastados, sendo 6 professores, estamos conseguindo, na medida do possível, dar conta do recado e garantir, pelo menos em parte, um pouco de esperança no amanhã.”

O Sistema é F*** (tropa de Elite)

12 de março, 2021 | 13:53

“Todo mundo sabe o real motivo do dr.juliano ter saído desse governo, sei que ele (juliano) não vai revelar, mas o povo sabe... ne robertinho?!...”

Renato Lima

12 de março, 2021 | 12:26

“Com a pandemia alastrando no vale do aço ,
E o novo prefeito abrindo escolas para aulas presenciais.
Me perdoe mas , a administração de Ipatinga está começando mal. Minha opinião”

Amadeu

12 de março, 2021 | 12:24

“Boa tarde,
Esses politicos estão brincando com essa epideminia, os leitos já deveria está pronto pra usar. Pq não fecha td aos sabados e domingos...tem que ter uma alternativa..”

Francis

12 de março, 2021 | 12:22

“Belo trabalho de assessoria de comunicação!
Continuem a$$im.”

Joanas

12 de março, 2021 | 12:02

“Nao adianta tentar menimizar a covid em ipatinga.falar caiu um pouco tudo falso so ontem morreu seis pessoas e 318 casos no unico dia mas pode haver muito mais.se ficar de bracos cruzados as coisas ficara sem rumo.esta esperando muito pra agir.o povo tem grande responsabilidade pra ajudar nao ficar esperando politicos da ordem .todos ja sabe como se proteger e so cuidar.politica nao cura covid.”

Envie seu Comentário