11 de março, de 2021 | 17:25

Trenzinhos da alegria estão impedidos de circular em Ipatinga

Medida é uma das previstas em decreto municipal para frear avanço da pandemia de covid-19 publicado nesta quinta-feira

Arquivo DA
Objetivo das medidas é intensificar o enfrentamento e contenção do avanço da disseminação da covid-19 Objetivo das medidas é intensificar o enfrentamento e contenção do avanço da disseminação da covid-19

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), assinou o decreto de número 9.607, publicado nesta quinta-feira (11), em que determina a intensificação das medidas restritivas para o enfrentamento e contenção do avanço da disseminação da covid-19, e dá outras providências. Dentre os pontos previstos está o impedimento de circulação dos chamados trenzinhos da alegria. Vários outros segmentos terão o funcionamento atingido pela medida.

No texto, o prefeito aponta que, considerando que a atual situação epidemiológica do município, em relação ao aumento exponencial do número de casos confirmados e a grande ocupação dos leitos hospitalares, demanda a adoção de novas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença em âmbito municipal, é necessário intensificar as medidas restritivas para o enfrentamento e contenção do avanço da disseminação da covid-19 , buscando reduzir a transmissão do vírus e as internações nas redes pública e privada.

Além dos trenzinhos, o decreto menciona que o funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e estabelecimentos congêneres ficará condicionado a adoção de medidas rigorosas em relação ao preparo, manuseio e consumo de alimentos no local e à higienização contínua do ambiente.

Transporte coletivo

O transporte público coletivo de passageiros deverá ser realizado de acordo com as seguintes medidas, sem prejuízo da adoção das demais medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção à propagação da covid-19: lotação dos veículos não poderá exceder à capacidade de passageiros sentados, respeitado o número de poltronas existentes nos veículos; uso de máscara, de forma adequada, pelos passageiros, motoristas e cobradores; desinfecção dos veículos a cada viagem; manter à disposição, na entrada e saída do veículo, álcool na concentração 70% para utilização dos passageiros, motoristas e cobradores; circular com janelas e alçapões de teto abertos. No caso de transporte remunerado privado individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxis, fica vedado o transporte de passageiros no banco da frente e a utilização de ar-condicionado.

"A concessionária de serviços de transporte coletivo deverá disponibilizar veículos reservas em número suficiente, inclusive nos horários de maior fluxo de passageiros, realizando viagens extras sempre que necessário", diz o texto.

Agências

As agências bancárias, casas lotéricas e similares deverão cumprir o horário de funcionamento estendido compreendido entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, estabelecendo horário especial de atendimento prioritário às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, lactantes, às pessoas com crianças de colo e aos obesos, nos termos da legislação federal, observado o cumprimento das demais medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Templos

Além do cumprimento das recomendações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias competentes, fica limitado a 50% da capacidade máxima de lotação o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, em especial: dos templos religiosos; dos supermercados e estabelecimentos similares; das academias de atividades físicas, estúdios e centros de ginástica.

Serão instaladas barreiras sanitárias em locais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela coordenação das barreiras, em colaboração com demais autoridades competentes.

Estabelecimentos comerciais

A partir de 12 de março, os estabelecimentos comerciais, industriais, as atividades e prestação de serviços de qualquer natureza poderão funcionar somente no horário compreendido entre 5h e 22 horas, ressalvados os serviços e atividades considerados essenciais, conforme legislações pertinentes.

Pacientes de outros municípios

Caso seja identificado o deslocamento de pacientes de outros municípios para assistência à saúde no município de Ipatinga, sem o devido cadastro/registro no Sistema Estadual de Regulação Assistencial – SUSfácil, a autoridade sanitária responsável realizará os procedimentos necessários à apuração de eventuais irregularidades, e posterior encaminhamento do procedimento ao Ministério Público.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leoncio Simoes

12 de março, 2021 | 02:10

“Tem coisa pior do que esta voisa passando na sua rua?mudica horrivel, som muito alto,sem segurança.nimguem merece.”

Eu Sou o Que Sou

11 de março, 2021 | 22:04

“Graças a Deus, esses trenzinhos só trazem músicas de imorais , diferente do meu tempo de criança que passa trem da alegria, balão mágico, Xuxa, Mara maravilha , dentre outros.”

Kimera

11 de março, 2021 | 21:41

“E o dinheiro federal que foi enviado ao município, onde foi construindo o hospital de campanha e acabou em pavimentação Alguém me explica?”

Fabio Oliveira

11 de março, 2021 | 21:06

“graças a Deus , isso não era nem pra ser liberado pois os carros a maioria nem manutenção em dia deve ter”

Joaquim Silva

11 de março, 2021 | 18:30

“E quem vai fiscalizar? Meia dúzia de fiscais, agentes de trânsito que não podem autuar e vigias patrimoniais que fazem o papel de guarda municipal desviando de suas funções.”

Envie seu Comentário