Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de março, de 2021 | 17:37

Coronel Fabriciano diz não à onda roxa

Divulgação
A decisão foi acordada pelo Comitê de Gestão de Crise do Município e Enfrentamento à Covid-19 em reunião realizada na manhã desta quarta-feiraA decisão foi acordada pelo Comitê de Gestão de Crise do Município e Enfrentamento à Covid-19 em reunião realizada na manhã desta quarta-feira

A administração de Coronel Fabriciano afirmou que vai seguir o plano municipal de enfrentamento ao covid-19. A decisão foi acordada pelo Comitê de Gestão de Crise do Município e Enfrentamento à Covid-19 em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), e anunciada pelo prefeito Marcos Vinicius no início da tarde.

“Fabriciano vem trabalhando com muita transparência e seriedade, entendendo que a doença veio para ficar. O objetivo do isolamento era preparar o sistema de saúde. E isso, Fabriciano vem fazendo com eficácia e continua firme com as políticas públicas de saúde mantendo a evolução de casos sob controle. Lockdown não vai resolver o problema, a vacinação em massa sim (sobretudo, dos grupos prioritários)”, defendeu o prefeito.

A decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos, estrutura da rede de saúde (capacidade instalada, possibilidade de ampliação e taxas de ocupação) e ações em curso, além de evidências científicas. No entendimento do Comitê, as medidas restritivas já adotadas pelo município têm similaridades às normas do Estado e sugeridas pelos órgãos oficiais de Saúde, adaptadas à realidade local e com resultado em manter a evolução de casos sob controle na cidade.

No município, o Comitê conta com a participação de representantes do poder público municipal, instituições e órgãos de saúde, entidades de classe e comercial e órgãos de segurança pública. Apenas a Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG) se manifestou a favor da adesão da “onda roxa” do Minas Consciente, apesar de reconhecer a eficiência das ações adotadas pelo município desde o início da pandemia.

Outro ponto importante é que, “apesar de o Estado entender como obrigatória independente da adesão ao Minas Consciente, o STF decidiu em favor do município na RCL 42.591 que compete ao município definir suas políticas públicas de saúde no enfrentamento à pandemia e que o município tem autonomia e competência para tanto, sendo que a decisão foi decidida independente de cor de onda”.

Restrições e mais fiscalização

O comitê também definiu pela ampliação de regras de restrições – com destaque para os setores de lazer e entretenimento – e ampliação das ações de fiscalização, com punição para quem descumprir o Decreto Municipal. “Lockdown não vai resolver problema, a vacinação em massa sim (sobretudo, dos grupos prioritários). Mas as doses ainda não são suficientes e a população precisa manter a vigilância, cuidando da saúde. Mas infelizmente, as pessoas relaxaram e não estão seguindo as normas de segurança que vale para todos. Existem regras e o Decreto Municipal será cumprido”, assegurou Marcos Vinicius.

Para a próxima segunda-feira, 15, está prevista a publicação de novo Decreto Municipal para reforçar as medidas de prevenção e ampliar as restrições, bem como a fiscalização e punição de quem descumprir. Dentre elas, estão a proibição de utilização dos espaços público de lazer no município; encerramento das atividades presenciais dos bares após às 21h, com liberação imediata das ruas; suspensão por 21 dias das atividades esportivas coletivas; maior rigor por parte das igrejas no cumprimento das medidas restritivas; e fiscalização das empresas de transporte público, sujeito à multa em caso de descumprimento.

Vale lembrar que o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel pelos estabelecimentos e distanciamento mínimo continuam sendo obrigatórios e válidos para todos.

Números do Covid

A agilidade nas decisões de combate ao Covid-19 e a gravidade da doença levada a sério pela prefeitura, fez Coronel Fabriciano mantivesse o número de casos sob controle e a taxa de letalidade bem abaixo da média nacional. Os dados epidemiológicos apontam que, ao longo de 2020, o município manteve uma média de 900 casos positivos e 18 óbitos por mês. Em 2021, a média mensal foi de 600 casos positivos e 16 óbitos – ou seja, uma redução de 30% na evolução da doença.

No primeiro trimestre de 2021, a cidade possui 1.973 casos positivos de coronavírus, 45 óbitos confirmados. Já o total de vacinados é de 4.118 pessoas (primeira dose) e 1.627 (segunda dose).

Já publicado

Comitê Gestor mantém Vale do Aço fora da onda roxa
Ipatinga recebe 11 respiradores e aguarda novos leitos de UTI
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marta

11 de março, 2021 | 08:46

“Fabriciano está tranquilo mesmo,pois os doentes de lá estão todos internados em Ipatinga.O hospital daqui é só maquiagem.”

C

11 de março, 2021 | 08:42

“Bom dia
O problema não é so Covid 19, é os postos de saúde dos bairros sem médicos por dias, é a falta de educação que os atendentes dos postos trata as pessoas.
É a espera de 4 horas na UPA para tomar um medicamento, porque no posto não tem medico ou essa espera também para quem precisa de atendimento.
É a espera de tantas pessoas quer precisam fazer exames pelo SUS e fica meses ate ano, aguardando a autorização sair.
É os Ônibus super lotados e motorista permitindo a entrada de pessoas sem mascara no coletivo.
É a aglomerações nos bares, nas portas das lojas, lanchonetes, farmácias e supermercados.
É algumas igrejas lotadas sem uso de mascara, sem medida de distanciamento, sem álcool, sem conferencia de temperatura na porta das igrejas.”

Envie seu Comentário