10 de março, de 2021 | 17:38

Ipatinga recebe 11 respiradores e aguarda novos leitos de UTI

Governo federal encaminhou ao município equipamentos para reforço da estrutura municipal contra a covid-19

Divulgação
Prefeito assegurou que não medirá esforços para trazer leitos para o municípioPrefeito assegurou que não medirá esforços para trazer leitos para o município

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), tem mantido tratativas com os governos Federal e Estadual para a habilitação de novos leitos e equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o município, destinados a pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Conforme material enviado pela assessoria de Comunicação, a realidade de Ipatinga em relação ao nível de ocupação dos leitos não é uma peculiaridade local, mas sim um momento vivido por todo o país. Contudo, uma série de medidas já estão sendo tomadas pelo poder público, em diversas frentes, para conter o agravamento da pandemia.

Ipatinga conta atualmente com 45 leitos de UTI-Covid-SUS e está pleiteando o credenciamento de novas unidades. O município recebeu 11 respiradores do governo Federal, por intermédio do deputado federal Euclydes Marcos Pettersen. Embora não sejam de alta performance, foram adaptados e estão aptos a atender os pacientes internados nas UTI’s Covid.

“Não mediremos esforços para trazer esses leitos para o município. Estamos realizando o cadastramento para habilitação junto ao Ministério da Saúde, e nos propusemos a custear esses leitos com recursos do município para acelerar o processo de instalação e funcionamento, até que o credenciamento seja autorizado”, informou o prefeito Gustavo Nunes.

Com a habilitação dos novos leitos de UTI, a capacidade de atendimento aos pacientes covid na rede municipal de saúde aumentará, constituindo-se alívio importante para as demandas de internações em Ipatinga e região.

Centro de Referência

As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, estão em fase de conclusão. A expectativa é de que sejam finalizadas até o fim deste mês. A edificação está sendo adaptada à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir esta função até que a vacina contra o coronavírus esteja ao alcance de toda a população.

“Nossa proposta é que o Centro de Referência componha o fluxo de cuidados na Rede de Saúde, atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com este serviço, vamos conseguir fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais”, adiantou o prefeito Gustavo Nunes.

Já publicado

Comitê Gestor mantém Vale do Aço fora da onda roxa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário