10 de março, de 2021 | 13:55

Produção industrial de Minas Gerais recua 0,5% em janeiro

Gilson Abreu/AEN-PR
Em janeiro, a indústria no estado de SP subiu 1,1%, principalmente, pela influência positiva do setor de veículos automotoresEm janeiro, a indústria no estado de SP subiu 1,1%, principalmente, pela influência positiva do setor de veículos automotores

A produção industrial de Minas Gerais apresentou, em janeiro de 2021, um recuo de 0,5% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Sete dos quinze locais pesquisados mostraram taxas positivas, refletindo, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção das unidades, após as paralisações/interrupções da produção ocorridas por conta dos efeitos causados pela pandemia da covid-19. No primeiro mês do ano, Pará (4,4%), Pernambuco (3,6%) e Rio de Janeiro (2,9%) assinalaram os avanços mais acentuados. Por outro lado, Espírito Santo (-13,4%) e Amazonas (-11,8%) apontaram os recuos mais intensos em janeiro de 2021. Minas Gerais teve recuo de - 0,5% janeiro. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada nesta quarta-feira (10).

São Paulo representa aproximadamente 34% da produção industrial brasileira. Em janeiro, a indústria no estado subiu 1,1%, principalmente, pela influência positiva do setor de veículos automotores, garantindo a terceira taxa positiva consecutiva e acumulando, neste período, alta de 3,5%. "No índice mensal, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor de veículos também lidera o crescimento de 5,6% da indústria paulista, com destaque para o aumento na produção de caminhão-trator para reboques e semirreboques, seguido pelo setor de máquinas e equipamentos, com aumento na produção de elevadores para transporte de pessoas”, explica Bernardo Almeida, gerente da pesquisa.

Pará (4,4%), Pernambuco (3,6%) e Rio de Janeiro (2,9%) tiveram os avanços mais acentuados na passagem de dezembro de 2020 para janeiro de 2021. Além da maior alta em termos absolutos, o Pará é o terceiro em influência. O estado registrou o segundo mês seguido de crescimento na produção e acumulou, nesse período, ganho de 9,7%, devido à influência positiva do setor de minerais não metálicos e do setor extrativo. Pernambuco, eliminou parte das perdas registradas em dezembro (-3,0%) e novembro de 2020 (-0,6%) e tem a metalurgia como influência positiva.

“No Rio de Janeiro o que se destaca é a influência positiva do setor extrativo, mais especificamente na extração de petróleo. Este é o terceiro resultado positivo com acúmulo de 3,2% para o Rio de Janeiro, que representa a segunda maior influência sobre o índice nacional”, completa Almeida.

Espírito Santo e Amazonas

As maiores quedas atingem Espírito Santo (-13,4%) e Amazonas (-11,8%), sendo que o Amazonas é a maior influência negativa sobre o índice nacional. Esta é a segunda taxa negativa consecutiva para o estado com uma queda acumulada de 16,3%. Em janeiro, a queda deve-se ao desempenho negativo dos setores de derivados do petróleo e de outros equipamentos de transporte.

Já o Espírito Santo foi prejudicado pela influência negativa dos setores de metalurgia e extrativo e eliminou o ganho do mês anterior, quando cresceu 7,3%. As demais quedas foram na Bahia (-3,2%), Mato Grosso (-3,2%), Região Nordeste (-2,1%), Ceará (-1,1%), Minas Gerais (-0,5%) e Goiás (-0,5%).

“A produção industrial da Bahia foi afetada pela queda no setor de veículos automotores, com o encerramento das atividades de uma montadora. Enquanto o Mato Grosso sofreu influência negativa do setor de alimentos, bastante relevante na indústria do estado”, diz Almeida.

Em relação a janeiro de 2020, a indústria como um todo cresceu 2% e oito dos 15 locais pesquisados apontam resultados positivos. Alguns resultados são expressivos como Pará (13,3%), Paraná (11,5%) e Santa Catarina (10,1%), que mostraram expansões de dois dígitos.

Bahia (-13,9%), Mato Grosso (-13,9%) e Espírito Santo (-11,5%) apontaram os recuos mais intensos em janeiro de 2021 em relação a janeiro de 2020.

Na Bahia, o setor de veículos automotores foi o que mais impactou neste tipo de comparação, devido à queda na produção de automóveis e autopeças. Mato Grosso foi atingido pela queda em produtos alimentícios, produtos de madeira e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. E Espírito Santo devido à queda em atividades de metalurgia, indústrias extrativas e produtos alimentícios. (Com informações da Agência IBGE)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário