09 de março, de 2021 | 13:58

Superintendente regional de Saúde expõe na Câmara de Timóteo risco de colapso no Vale do Aço

Divulgação
Em reunião em Timóteo representante da Secretaria de Estado da Saúde alertou sobre necessidade de medidas restritivas para evitar mais estragos com a pandemia Em reunião em Timóteo representante da Secretaria de Estado da Saúde alertou sobre necessidade de medidas restritivas para evitar mais estragos com a pandemia

O presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão, recebeu esta semana o Superintendente Regional de Saúde, Ernany Duque. A reunião teve como pauta o alto índice de casos de covid-19 no Vale do Aço. “O superintendente veio pedir apoio do Legislativo, tendo em vista a grande preocupação com a situação atual de disseminação do Coronavírus em nossa região”, disse Perdigão.

Segundo Ernany Duque, é real a possibilidade de esgotamento de leitos nos hospitais do Vale do Aço. “Estamos vivendo um momento muito crítico da pandemia. Por isso viemos aqui trazer essas informações para a Câmara de Timóteo e pedir apoio nas ações que precisam ser tomadas nos municípios de nossa região, para que possamos salvar o máximo de vidas”, ressaltou.

O cenário atual pelo qual passa o Vale do Aço é reflexo, de acordo com o superintendente, das festas realizadas no período de carnaval. “Embora muitos municípios não tenham decretado o ponto facultativo no feriado, tivemos um carnaval velado, com festas particulares, e isso está trazendo consequências epidemiológicas e de assistência para a nossa região”, observou.

Para o superintendente, a ação mais efetiva na tentativa de conter o avanço no número de infectados é diminuir o máximo de pessoas circulando pelas ruas. “É preciso proibir as aglomerações em bares, festas, salões de festas, praças e outros locais públicos, para que consigamos reduzir a ocupação dos hospitais e o número de óbitos”, reforçou.

Sobre o impacto do retorno das aulas no formato presencial nos números de contágio da doença, Ernany Duque disse que a Superintendência Regional da Saúde não teve, até o momento, nenhuma comprovação se houve ou não reflexo.

Vacinas

Sobre as vacinas, Ernany disse que na tarde de segunda-feira (8), a superintendência recebeu mais uma remessa e que, a partir de terça-feira (9), as doses seriam distribuídas aos municípios da macrorregião do Vale do Aço. “Nós temos perspectiva de receber um grande quantitativo neste mês de março, para que, nas próximas semanas, a gente possa vacinar a população com menos de 70 anos e, dessa forma, diminuir a taxa de ocupação hospitalar. A vacina vai diminuir a gravidade da doença e principalmente a ocupação e os óbitos”, concluiu.

Legislativo

Perdigão informou ainda que a Câmara de Timóteo também vai tomar algumas medidas para tentar diminuir o avanço da infecção pelo coronavírus. “Nós vamos restringir o acesso do público externo nos prédios da Câmara e os atendimentos serão feitos via telefone e whatsapp. É importante frisar que a Câmara vai continuar funcionando, vamos trabalhar internamente, de forma que os cidadãos não sejam prejudicados em seus atendimentos. Ao limitar o número de pessoas circulando em nossas dependências, estamos zelando pela vida de todos”, destacou.

Novos horários

Conforme Portaria (nº 4.784) publicada na tarde desta terça-feira (9), o funcionamento da Câmara de Timóteo será alterado até o dia 22 de março. Até lá, o Legislativo funcionará no período da tarde, de 12h às 18h, somente para atendimento interno, ou seja, será restrito o acesso das pessoas aos prédios do Legislativo. O atendimento será feito por meio de telefone. Os gabinetes parlamentares funcionarão em regime de escala, sendo permitida a presença de dois assessores por dia.

As reuniões ordinárias e extraordinárias serão mantidas, contudo, não será permitida a presença do público externo (como já vinha acontecendo) e nem mesmo dos assessores parlamentares. Neste período, também estão suspensas a Tribuna Livre, durante as reuniões, e a realização de audiências públicas. Entretanto, para garantir a transparência, a população poderá acompanhar a tramitação das proposições, em tempo real, pelo youtube, no canal da Câmara (www.youtube.com/camaradetimoteo).

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), situado no Centro Norte e o Procon Câmara terão seus funcionamentos mantidos. Porém, será necessário prévio agendamento, já que será atendida uma pessoa por vez. O CAC funcionará de 07h às 13h. Com exceção da retirada de documentos para o INSS, que será feito por ordem de chegada, os demais serviços deverão ser agendados pelo telefone 3848.2501. Já no Procon, que fica localizado no prédio anexo à sede da Câmara, o horário de atendimento será de 12h às 18h. O telefone para contato é 3848.5002.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário