Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de março, de 2021 | 16:53

Aulas estão suspensas a partir de terça-feira em Timóteo

Com nova variante do coronavírus circulando na região, Secretaria de Educação de Timóteo defende suspensão das aulas por 14 dias

Divulgação
Situação foi agravada pelo alto número de pessoas que procuraram a UPA e o Centro de Referência à Covid com sintomas, informou o secretário de Educação Situação foi agravada pelo alto número de pessoas que procuraram a UPA e o Centro de Referência à Covid com sintomas, informou o secretário de Educação

O agravamento da pandemia por covid-19 com o consequente aumento de números de casos de contaminação em Timóteo obrigou o Município a suspender as aulas na rede municipal de ensino e particular por um período de 14 dias a partir desta terça-feira (9/3). O município tinha retomado as aulas presenciais, em sistema híbrido e com alternância de turmas. Entretanto, o agravamento da crise sanitária levou à mudança.

Após essas duas semanas de paralisação uma nova avaliação sobre a situação será realizada em conjunto com o Comitê de enfrentamento à covid-19. As aulas remotas também serão suspensas.

“O avanço nos números de monitoramento da covid-19 em Minas Gerais e em nossa cidade demonstram a consequência das aglomerações em feriados prolongados. Ocorreu algo parecido após o feriado de Ano Novo e agora, depois do Carnaval. Estamos com o maior quantitativo de moradores em isolamento domiciliar”, ponderou o secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, que no domingo encaminhou um texto aos diretores de escolas, com um alerta sobre o quadro da epidemia.

Em face dos dados epidemiológicos, Professor Vespa argumentou a sua preocupação em relação ao avanço do vírus e adiantou que nesta segunda-feira irá apresentar a solicitação de suspensão das aulas durante reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, que acontece às 17h30.

Sem vagas de UTI

Conforme o governo municipal, a situação dramática do sistema de saúde do Vale do Aço, com a redução de leitos de UTI e a transferência de pacientes para outras cidades reforçou o posicionamento da Secretaria de Educação pela suspensão das atividades escolares. Na sexta-feira, por exemplo, somente no Centro de Referência à Covid-19 de Timóteo foram atendidas cerca de 200 pessoas, acendendo o sinal vermelho e indicando que a nova variante do coronavírus, que é mais agressiva e possui maior velocidade de transmissão, já está circulando na região. A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro também registrou uma sobrecarga de pacientes muito acima do normal no fim de semana que passou.

O governo informa que, nas últimas duas semanas, desde a retomada das aulas no dia 22 de fevereiro, foram realizadas diversas vistorias in loco nas escolas atestou que os protocolos sanitários estavam adequados à retomada das atividades. Estiveram nas escolas o próprio secretário de Educação, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os vereadores que fazem parte da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Cultura, Depostos, Lazer e Turismo da Câmara Municipal.

“Peço paciência e o apoio dos pais de alunos e da população em geral, pois sempre dissemos que se houvesse uma situação adversa poderíamos rever a questão da retomada das aulas. Essa é a situação, infelizmente, que estamos vivendo nesse presente momento. Em função disso decidimos pela suspensão de todas as atividades escolares. Daqui a catorze dias vamos nos debruçar novamente sobre os números da pandemia para decidir o que fazer”, reiterou Professor Vespa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nina

08 de março, 2021 | 18:12

“Fecha as escolas, mas o resto tudo aberto. O que está faltando, é consciência, respeito, educação e responsabilidade da população. Os bares, as academias, lojas, caixas Econômica, ônibus, tudo lotado. Então qual a diferença de deixar as escolas abertas. Os professores reclamam que é perigoso, mas pra praias, festinhas finais de semana, é tranquilo ne. Vai entender.”

Envie seu Comentário