Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de março, de 2021 | 11:13

"A vida não são flores"

Música inédita de Vander Lee foi lançada no dia que o artista faria 55 anos

A canção inédita "A vida não são flores", de Vander Lee, foi lançada no dia 3 de março de 2021, dia em que o cantor e compositor faria 55 anos. A família escolheu a data para abrir o arquivo de inéditas e, aos poucos, trazer à tona letras, poesias e imagens de seu rico acervo musical.

Vander Lee faleceu em 5 de agosto de 2016 e deixou um legado musical extenso. Em estúdio profissional ou caseiro, o músico registrava suas canções no formato voz e violão. A vida não são flores, composta entre 2000/2001, é um desses registros guardados ao longo dos anos.

A base do single é a voz e o violão de Vander Lee, com intervenções na gravação original. A produção musical foi de Felipe Fantoni, mixagem de Walter Costa e masterização de Leonardo Nakabayashi (Shina).

Éneias Xavier fez o arranjo de cordas e gravou piano elétrico e teclados; Felipe Fantoni fez o baixo e programações; Richard Neves tocou mellotron e teclado e Helton Lima tocou bateria.

Miguel Aun/Divulgação
A capa do single contendo a gravação de uma música nova de Vander LeeA capa do single contendo a gravação de uma música nova de Vander Lee
A vida não são flores foi lançada em todas as plataformas, acompanhada de um lyric vídeo, criação e animação de Guili Seara, a partir de manuscrito original da letra, fotos, colagens e imagens de arquivo. No YouTube, a canção pode ser ouvida em https://www.youtube.com/watch?v=NePQyVDTaaw.

A iniciativa de lançar o single foi da cantora e compositora Regina Souza, que administra o Acervo Vander Lee, e a Balaio Produções (ambos criados pelo artista), junto com os filhos do compositor, Lucas, Laura e Clara Catarina.

A produção teve a parceria da cantora e produtora Rossana Decelso (selo Backing Stars), empresária de Vander Lee em seus quatro últimos anos de vida e que, além de amiga e conselheira ao longo de sua carreira, foi responsável por apresentar seu trabalho para Elza Soares, que viria a se tornar madrinha musical do artista.

Novos projetos
Regina e Rossana trabalharam juntas no lançamento do DVD e CD póstumo Vander Lee 20 Anos e repetem a parceria na produção e lançamento do novo single.

As duas também estão produzindo um tributo com 12 canções de Vander Lee, interpretadas por Chico César, Maurício Tizumba, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, artistas que participaram do show de lançamento póstumo do DVD 20 anos. O disco terá uma faixa bônus com participação do cantor e compositor Marcos Catarina, irmão de Vander Lee.

Outros dois projetos irão somar-se às comemorações dos 55 anos de Vander Lee: o álbum Canta Vander Lee, da cantora e compositora Laura Catarina, interpretando canções do pai, com produção da própria artista, e um concerto da Orquestra Ouro Preto, interpretando na íntegra o álbum “No balanço do balaio”, o segundo disco de carreira de Vander Lee, com direção do maestro Rodrigo Toffolo e participações de Laura e Marcos Catarina.

Compositor inspirado, Vander Lee iniciou a carreira em 1984, aos 18 anos, tocando em bares na Belo Horizonte natal. Aos poucos criou um repertório autoral, apresentando-se pelos teatros da cidade e interior, até que, em 1996, ganhou o segundo lugar no festival Canta Minas, com a música Gente não é cor. Mas só a partir do segundo CD passou a assinar Vander Lee.

Vander Lee era pai de Lucas Catarina, de 29 anos, Laura Catarina, de 26, filhos do seu primeiro casamento, com Regina Machado, e de Clara Catarina, de 18 anos, filha de seu segundo casamento, com Regina Souza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário