CADERNO IPATINGA 2024

06 de março, de 2021 | 08:00

Inverno mineiro e moda descolada

Wagner Penna e as novidades que rolam no mundo fashion

INVERNO MINEIRO
Repetindo o ciclo anual de lançamentos de inverno em pronta-entrega - o lojista vai ao showroom, escolhe, compra e leva na hora o que comprou -, no polo de moda de Beagá, as vendas das coleções só ganharam impulso após o carnaval, mesmo sem a folia oficial neste ano.

O fato é que as lojistas baixaram na cidade nas duas ultimas semanas, levando alegria para as confecções e um ajuda substancial ao caixa das empresas, compensando ao menos um pouco as perdas que a pandemia vem trazendo ao setor.

Contribuíram para isso o fato de, nesse período, a capital mineira não estar com restrições severas em razão do covid-19 e a necessidade do comércio fashion fazer sua mercadoria girar. Mas esta semana a coisa piorou outra vez.

Divulgação
Inverno 21 da marca mineira KalandraInverno 21 da marca mineira Kalandra
Nesse ponto, entra uma constatação significativa: é verdade que as vendas pelo e-commerce cresceram durante a pandemia, mas o presencial ainda continua muito forte nas vendas da produção para os lojistas.

E mais: as coleções mais enxutas e bem comerciais darão o tom da roupa que estará nas ruas na próxima temporada de frio. E com preços que não aumentaram tanto quando se imaginava. Amém!

VAIVÉM
* A Semana de Moda de Paris encerrou o calendário do outono-inverno 21/22 no hemisfério norte. Tudo virtual e muito criativo. As marcas desfiladas em Milão foram as melhores em termos fashion. Quanto ao acerto no formato das propostas (vídeos & filmes), houve um empate criativo entre Nova York, Londres, Milão e Paris. ***

* Escolhida como a cor do ano, o amarelo continua pontuando a maioria das coleções invernais, embora a escolha desse tom vibrante tenha sido feita para o verão passado. Para quem é adepto das teorias esotéricas, também vale lembrar que no calendário chinês é o ano do boi, remetendo ao amarelo. Mas a força por lá vem do vermelho, pura energia. ***

PONTO FINAL - O deslocamento do poderio fashion verde-amarelo é cíclico, e mais uma vez está em curso. O índice de confecções mais poderosas do país aponta para o Sul, mais precisamente Paraná e Santa Catarina, que abrigam os grupos da cadeia têxtil que mais cresceram nos últimos 10 anos. Com exceção de São Paulo, claro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário