Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de março, de 2021 | 17:50

Só serviços essenciais abrem a partir deste sábado em Belo Horizonte

Reprodução de vídeo
Kalil: ''Não fechamos a cidade [na quarta-feira] e no dia seguinte o número caiu 1%, eu fui tomado por um otimismo enganoso e perigoso, mas hoje nós detectamos uma alta de 7%''Kalil: ''Não fechamos a cidade [na quarta-feira] e no dia seguinte o número caiu 1%, eu fui tomado por um otimismo enganoso e perigoso, mas hoje nós detectamos uma alta de 7%''

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (5) que só serviços essenciais vão abrir na cidade a partir deste sábado (6). A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 a partir dos novos dados da pandemia na capital mineira, à beira do colapso no sistema de saúde. "São números assustadores. Como não fechamos a cidade [na quarta-feira] e no dia seguinte o número caiu 1%, eu fui tomado por um otimismo enganoso e perigoso, mas hoje nós detectamos uma alta de 7% nos nossos números. Isso nos põe em sinal de alerta máximo. Voltamos à estaca zero", afirmou o prefeito.

Conforme boletim divulgado pela prefeitura na tarde desta sexta-feira, a ocupação de UTIs para pacientes com a doença subiu de 74,4% para 81% nas últimas 24 horas, no nível vermelho. A de enfermarias aumentou de 60,8% para 61,9%, permanecendo no nível amarelo.

O RT, índice que mede a velocidade de transmissão do novo coronavírus, caiu de 1,18 para 1,16, no nível amarelo. Isso significa que cada grupo de 100 infectados transmite a covid-19 para 116 pessoas. Segundo especialistas, o ideal é que o RT fique sempre abaixo de 1.

Variantes e crianças internadas



O infectologista Unaí Tupinambás informou na entrevista de ontem que pesquisadores já detectaram três mutações do coronavírus em Belo Horizonte. Apenas a da África do Sul ainda não foi mapeada na capital.

A Secretaria de Saúde informou que oito crianças estão internadas em BH com suspeita de covid-19, o que também motivou o fechamento. Quatro já foram internadas e outras quatro ainda não.

Quanto à faixa etária dos menores, a prefeitura informa que são duas crianças de 6 anos, uma de 4, uma de 3, uma de 2, duas de 1 ano e mais duas de dois e quatro meses. Há suspeita segundo a qual as novas variantes sejam capazes de infectar mais as pessoas jovens.

Onda Roxa

Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica das macrorregiões Noroeste e Triângulo do Norte, preservando a rede hospitar em todo o estado, o Governo de Minas decretou o fechamento dessas duas macrorregiões de Saúde. A determinação foi aprovada dia 3 de março pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado.

As 60 cidades que compõem as duas macrorregiões passarão para a onda roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos fins de semana. As normas entraram em vigor quinta-feira (4/3), após a publicação no Diário Oficial.

Outras três regiões mineiras – Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul – também estão em estado de alerta e poderão ser incluídas na onda roxa, caso apresentem piora nos indicadores. Juntas, elas englobam 166 municípios. O monitoramento para avaliar a quarentena nessas localidades é feito diariamente.

Já as regiões Sul e Vale do Aço regrediram da onda amarela para a onda vermelha do Minas Consciente. Assim, o estado possui duas regiões em onda roxa; oito na vermelha; e quatro na amarela.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Martha A.

07 de março, 2021 | 04:58

“Esse Kalil é um hipócrita.
Defensor: temos de defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Machado de Assis etc.

Educação! Sempre educação!
Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação.

Além disso do Corona, há a nossa enganação emotiva diária. Observe:
Com a ?Copa das Copas®? do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
E não esquecer. Eis:
Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula ?, o vigarista apedeuta).

O PT é puro mau gosto enorme. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins.

?Muito engana-me, que eu compro?.
Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.?
E o PT®?
Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
?Eis:?Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros”

Envie seu Comentário