05 de março, de 2021 | 06:17

Saiba quais cidades de Minas Gerais caíram no lockdonw

Regiões que não conseguirem controlar infecção pelo coronavírus e forem incluídas na onda roxa, terão que seguir medidas sanitárias determinadas pelo estado; Vale do Aço está de fora, por enquanto

Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica em duas regiões onde o sistema de saúde entrou em colapso, Noroeste e Triângulo do Norte, o Governo de Minas decretou o fechamento dessas duas macrorregiões de Saúde. O Vale do Aço está fora dessa primeira determinação, embora os leitos hospitalares estejam operando no limite da lotação.

A determinação foi aprovada dia 3 de março pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado.


As 60 cidades que compõem as duas macrorregiões passarão para a onda roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos fins de semana. As normas entraram em vigor na quinta-feira (4), após a publicação no Diário Oficial.

O governo já informou que outras três regiões mineiras – Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul – também estão em estado de alerta e poderão ser incluídas na onda roxa, caso apresentem piora nos indicadores. Juntas, elas englobam 166 municípios. O monitoramento para avaliar a quarentena nessas localidades é feito diariamente.

Já as regiões Sul e Vale do Aço regrediram da onda amarela para a onda vermelha do Minas Consciente. Assim, o estado possui duas regiões em onda roxa; oito na vermelha; e quatro na amarela.

O governo já informou também que antes, cabia aos prefeitos decidir se iriam aderir ao Minas Consciente. Com a onda roxa, a adesão é impositiva, "porque estamos falando do colapso da rede de Saúde na região. Não é um problema municipal, é um problema regional. O município que estiver na onda roxa terá duras restrições de funcionamento das atividades econômicas e horários de funcionamento. Nós estamos falando de um risco sistêmico. Este momento é de união”, afirmou o governador Romeu Zema, quando foi questionado acerca de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que assegurou a independência dos municípios na gestão da crise sanitária causada pela covid-19.

O governador também alertou que, até que o estado avance mais na vacinação, será necessário lidar com medidas restritivas para evitar a desassistência.

“Não podemos perder o controle e deixar acontecer em Minas aquilo que vimos com tanta tristeza em outros locais, que é essa desassistência generalizada. Chegar em um hospital e não conseguir atendimento é uma cena de horror. Não queremos que isso aconteça em Minas Gerais”, enfatizou.

Veja também:
Com lotação em hospitais, pacientes começam a ser transferidos em MG
Números da pandemia de covid-19 no Vale do Aço


O que prevê a Onda Roxa?

As regras para as cidades que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
Bancos;
Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
Manutenção de equipamentos e veículos;
Construção civil;
Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
Lavanderias;
Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)
Taxa de ocupação de leitos

A fiscalização do cumprimento das normas será feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com os municípios envolvidos. As gestões municipais deverão, por meio de seus órgãos de segurança pública, trânsito ou fiscalização, atuar de forma conjunta, visando ao cumprimento das medidas postas.

Cidades mineiras estão incluídas na Onda Roxa



TRIANGULO DO NORTE: 27 municípios

Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberlândia

NOROESTE: 33 municípios

Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Observador

05 de março, 2021 | 07:49

“Duvido que em qualquer uma dessas cidades está sendo construído um único hospital de campanha ou que esteja sendo feito qualquer tipo de reforço nas estruturas hospitalares para atender a demanda emergencial.”

Envie seu Comentário