03 de março, de 2021 | 16:02

Ipatinga realiza novo LIRAa para medir índice de infestação do Aedes aegypti

O primeiro LIRAa do ano foi realizado em janeiro, e apontou um índice médio de infestação de 4,9% no município

Divulgação
Em janeiro foi realizado o primeiro levantamento de 2021, com a conscientização dos moradores e constatação de índice de infestação Em janeiro foi realizado o primeiro levantamento de 2021, com a conscientização dos moradores e constatação de índice de infestação

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde de Ipatinga realizará, no período de 8 a 12 de março, o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. A apuração dos dados estatísticos ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os pontos mais propensos a surto das arboviroses. A expectativa do município é divulgar o resultado do trabalho em até dez dias após a conclusão.

A administração informa que cerca de 90 Agentes de Combate a Endemias (ACEs) trabalharão das 7 horas às 16h, de segunda a sexta, na vistoria de 4.311 imóveis a serem pesquisados. Serão vistoriadas casas, lotes vagos e prédios públicos para identificar potenciais focos de larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira, mesmo nesse período de pandemia o novo levantamento é relevante para comprovar se os trabalhos de combate ao Aedes estão surtindo efeito. Por isso a importância das pessoas receberem os ACEs em suas residências.

Os agentes são instruídos a saudar os moradores apenas de forma verbal, evitando gestos que possam ocasionar a transmissão do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza todos os equipamentos de segurança, além de álcool para que os agentes se higienizem constantemente durante as atividades.

Primeiro levantamento

O primeiro LIRAa do ano foi realizado em janeiro, e apontou um índice médio de infestação de 4,9% no município. O número é preocupante, uma vez que, segundo os critérios do Ministério da Saúde, somente índices inferiores a 1% são considerados aceitáveis. Entre 1 e 3,9%, eles indicam uma situação de alerta e, acima de 3,9%, significa estar lidando com um alto risco de epidemia. O índice apresentado em Ipatinga, portanto, é quase cinco vezes superior ao limite aceitável.

Medidas

A orientação básica para enfrentar a infestação do Aedes aegypti é manter os quintais limpos e estar atento também quanto aos perigos sinalizados na vizinhança.

Antigos cuidados como manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada, retirar a água acumulada na laje e manter as calhas desentupidas estão entre as orientações. Todo recipiente que possa acumular água deve ser removido dos quintais. Denúncias sobre focos potenciais de infestação podem ser feitas junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 e 3829-8313.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário