05 de maio, de 2021 | 22:00

Vale do Aço terá representantes na Ultramaratona Brasil Ride Espinhaço

Divulgação
Robert Utsch e Leonardo Silva treinam para o Brasil Ride Espinhaço, agendado para o mês de maioRobert Utsch e Leonardo Silva treinam para o Brasil Ride Espinhaço, agendado para o mês de maio

Para os amantes de esportes e aventuras, a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, reconhecida pela Unesco como área prioritária para conservação das riquezas naturais e culturais do Brasil e do Planeta, será palco da internacional e mais expedicionária prova de Mountain Bike (MTB) do Brasil, a Ultramaratona Brasil Ride Espinhaço. A prova, que estava agendada para o mês de maio, teve sucessivos adiamentos por causa das medidas de prevenção na pandemia de covid-19 e atualmente está marcada para o período de 14 a 18 de dezembro de 2021.

A cidade anfitriã será Conceição do Mato Dentro. Lá participarão atletas profissionais e amadores, que viverão dias desafiadores e experiências inesquecíveis para a vida. Serão cinco etapas, com um total de 290km e altimetria acumulada de 9.100 metros, em uma prova que exigirá concentração, resistência, determinação e habilidade em trilhas ainda pouco exploradas. E o Vale do Aço estará representado na competição, com a dupla de atletas Robert Utsch e Leonardo Silva, ambos experientes e com vitórias no currículo esportivo.

Robert Utsch, coordenador e treinador da Rua Assessoria Esportiva, multiatleta, compete há anos em variadas modalidades esportivas como Triathlon, Duathlon, corridas de rua e montanha (trail run), provas de bike em estrada e off Road. O atleta comemora 40 anos no fim de março e diz estar na melhor fase da sua carreira de mais de 25 anos como atleta amador. “Desde menino, sempre fui apaixonado por esportes e hoje, além de ser a minha profissão, é uma das minhas grandes paixões”, afirma o atleta em entrevista do Diário do Aço.

O outro representante é Leonardo Silva, 28 anos, Personal Trainer, professor de Bike e Treinador Físico. Atleta versátil e com muita garra e experiência, já que desde novo, se dedica à sua maior paixão, a bicicleta, conseguiu várias conquistas nos níveis nacional e estadual. Leonardo tem em seu currículo mais de 60 pódios na carreira de ciclista. Entretanto, essa será a sua primeira Ultramaratona e o atleta está confiante em realizar uma excelente prova em dupla no Brasil Ride.

Para saber um pouco mais da trajetória dos atletas que levarão o nome do Vale do Aço à competição internacional acesse as mídias sociais, no Facebook e Instagram: @robertutsch, @rua_assessoria e @leosilvabike.

Modalidade MTB

A modalidade de ciclismo Mountain Bike surgiu entre as décadas de 1940 e 1950, na Califórnia (EUA). Era uma época em que os jovens estadunidenses, em busca de emoção e adrenalina, adequaram as provas realizadas no asfalto para as estradas montanhosas e terrenos irregulares.

O termo “Mountain Bike” também é usado para se referir à bicicleta adaptada e utilizada para a prática do ciclismo em terrenos acidentados. Os primeiros modelos de MTB originalmente concebidos, entretanto, foi desenvolvido por uma empresa chamada Mountain Bikes, somente na década de 1980 por Tom Ritchey, designer estadunidense de quadros e ciclista. Atribui-se a Tom a difusão dessa modalidade esportiva.

Hoje, na elite do Mountain Bike, o atleta Olímpico, brasileiro, Henrique Avancini, é o número 2 do ranking mundial, um dos melhores atletas de XCO e XCM da atualidade e conquistou título inédito na Copa do Mundo na República Tcheca, em outubro de 2020.

Apoio aos atletas da região

Os dois atletas do Vale do Aço, que vão representar a região no Brasil Ride Espinhaço, já têm apoio de algumas empresas, dentre elas, a Francofer/Ferbral, SM Odontologia, Beat Sport Wear e a Univaço. “Os custos para participar de um evento como o Brasil Ride são muito altos e ainda estamos em busca de patrocínio. Esperamos que mais empresas interessadas em ter sua marca associada a uma atividade esportiva de ponta venham se juntar a nós”, enfatizam Robert Utsch e Leonardo Silva.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ex Aluna

02 de março, 2021 | 20:40

“Salve Léo! Orgulho master desse professor que leva aos alunos, garra e vontade de vencer. Menino de caráter impecável e profissional comprometido. A vc, toda sorte e Benção ??”

Rita Marcal

02 de março, 2021 | 20:39

“Parabéns Robert!!! Sempre dedicado e disciplinado , por isso sempre vence seus obstáculos!!!! Sucesso!!! Vc é o cara!!!”

Envie seu Comentário