02 de março, de 2021 | 06:02

Pautas regionais avançam em reunião dos prefeitos das quatro cidades da RMVA

Integração do transporte regional e ampliação do número de UTIs estão entre as prioridades, afirma Bruno Morato

Divulgação
Prefeitos das quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço têm se encontrado no G4Prefeitos das quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço têm se encontrado no G4

O debate em torno de pautas regionais voltou à tona nesta segunda-feira (1), na segunda reunião do G4, grupo dos quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), cujo intuito é articular ações em prol do desenvolvimento das cidades que a compõem. A primeira [link https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0085915-prefeitos-se-reunem-em-coronel-fabriciano-para-o-primeiro-encontro-do-g4-vale-do-aco|reunião do G4 ocorreu em fevereiro[, em Coronel Fabriciano.

Além de representar o Poder Executivo de Santana do Paraíso, o prefeito Bruno Morato participou da reunião como presidente da Assembleia Metropolitana, cargo para o qual ele foi eleito na última sexta-feira (26). O secretário de Governo de Santana do Paraíso, Leandro Anício, acompanhou Bruno Morato no encontro.

Também participaram desta reunião do G4 o anfitrião Gustavo Nunes, Douglas Willkys e Marcos Vinícius, prefeitos de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, respectivamente, além do diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), João Luiz Teixeira Andrade.

A pauta sobre a integração do transporte no Vale do Aço avançou. Na próxima segunda-feira (8), haverá reunião na sede da ARMVA, em Ipatinga, entre os Poderes Executivos da região e representantes das empresas de transporte coletivo que operam no Vale do Aço.

“Essa pauta é muito importante e precisa ser debatida com as concessionárias do transporte coletivo. Por isso será solicitado às empresas um estudo sobre a demanda de passageiros em cada linha de ônibus e outros levantamentos em uma Pesquisa de Origem e Destino, como parte do processo de elaboração de um transporte integrado na região, com bilhete único”, ressalta Bruno Morato.

A realização desse projeto não envolve, necessariamente, custos com a construção de terminais de integração. Os prefeitos debateram nesta segunda-feira a adoção de um cartão eletrônico que teria tempo estimulado para que o usuário possa descer de um coletivo e embarcar em outro, no mesmo sistema de integração, sem a necessidade de pagar uma nova passagem.

Divulgação
Antiga proposta de união regional tem andamento 22 anos depois de criada oficialmente a RMVAAntiga proposta de união regional tem andamento 22 anos depois de criada oficialmente a RMVA

Aeroporto fechado há um ano

Outra pauta da reunião foi a ampliação do terminal do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso. Os prefeitos lembraram, ainda, que a reforma da pista do aeroporto deve começar em breve. O aeroporto está fechado desde abril de 2020 à espera de uma intervenção na pista.

Além disso, foi abordada a necessidade de ampliação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na região. Esse tema será tratado em reunião com o superintendente regional de Saúde, Ernany Duque, nesta terça-feira (2), na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano.

“O tema da saúde pública é muito importante. Em razão da pandemia da covid-19, a ampliação do número de UTIs na região é urgente. Vamos levar à Superintendência esse nosso pleito”, afirma Bruno Morato, que será o anfitrião do próximo encontro do G4, que ocorrerá dia 5 de abril, em Santana do Paraíso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jaime

02 de março, 2021 | 10:58

“Esta conversa que as obras do aeroporto vai comecar em breve ja caducou.ja foi falado ao longo do ano passado todinho e vai extender para este ano.”

Envie seu Comentário