28 de fevereiro, de 2021 | 20:02
Fiscalização recolhe 14 bicicletas no interior do Parque Ipanema
Uma fiscalização realizada na tarde deste domingo (28), no interior do Parque Ipanema, recolheu 14 bicicletas que eram usadas de forma indevida nos locais destinados a corridas e caminhadas.A ação contou com o trabalho de fiscais do município e policiais militares. O objetivo foi fiscalizar o cumprimento da lei municipal 2.075/2004 que proíbe o trânsito de bicicleta no interior do parque.
O alvo da fiscalização foram infratores contra os quais pesavam reclamações de uso de entorpecentes, e a prática dos "rolezinhos", por grupos que praticavam manobras com as bicicletas, que colocava em risco a integridade física dos frequentadores das pistas de caminhada.
A concentração dos jovens usuários das bikes se dava justamente nos momentos de maior movimentação de pedestres por toda a extensão do parque, o que aumenta o risco de atropelamentos.
Além das 14 bicicletas recolhidas, houve a prisão de uma pessoa, por desobediência.
A população de bem, o cidadão que de forma desavisada é flagrado trafegando em bicicletas no interior do parque é orientado sobre a situação. Então, haverá outras ações educativas, mas as pessoas precisam entender que o objetivo maior mesmo é evitar acidentes. A proposta é gerar um ambiente melhor para todos os usuários. Então, se a pessoa chegou de bicicleta, desça antes de ir para o interior do parque”, explicou o tenente PM Paulo Ferreira em entrevista ao plantão da reportagem do Diário do Aço.
O que diz a lei
Promulgada pelo então presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Adelson Fernandes da Silva, em 27 de julho de 2004, a lei Lei n.º 2.076, vedado o trânsito de bicicletas nas pistas de caminhada do Parque Ipanema, nos seguintes horários:
Das 6h às 10h e da 15h às 22h de segunda a sexta-feira;
Das 6h às 22h aos sábados, domingos e feriados.
A proibição não abrange as crianças que usem bicicletas de até aro 12.
O artigo 2º prevê que a circulação em desacordo com o disposto no artigo 1º sujeitará o infrator à remoção da bicicleta, entre outras penalidades.
Cães
Também a Lei Municipal Nº 1.815/2000 proíbe a permanência e circulação de animais na área interna do Parque Ipanema e outros locais de concentração de pessoas.
Assim como no caso da proibição das bicicletas, há placas indicativas em vários pontos e as normas não são obedecidas. Logo após a divulgação acerca dos fatos envolvendo os jovens ciclistas, leitores questionaram se a fiscalização abrangerá a circulação ilícita de animais no parque.
Divulgação
No total foram recolhidas neste domingo 14 bicicletas usadas de forma indevida no interior do Parque Ipanema
No total foram recolhidas neste domingo 14 bicicletas usadas de forma indevida no interior do Parque Ipanema
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Aelton de Almeida Silva
03 de março, 2021 | 08:37parabens pela iniciativa,lei e pra cumpri um monte de ze droguinha impinando bicicleta na pista de caminhada colocando as pessoas em risco????”
Rocha
02 de março, 2021 | 14:29A principal coisa que precisa ser fiscalizada e os usuários de drogas perto de crianças e até mesmo de idosos. Está uma pouco vergonha naqueles grupos que ficam ali Trazendo pra pra comunidade o Rip Rop eu particularmente gosto muito das rimas e das apresentações que eles fazem. Só que atrapalha muito ali são o cheiro forte de drogas que ficam usando! Estão até mesmo atrapalhando quem está querendo fazer sua apresentação com seriedade para comunidade. E só a minha opinião. Droga destrói a saúde.”
Mauricio Costa
01 de março, 2021 | 13:24Silva, "leis entocadas?" Se você for frequentador do parque saberá que lá tem placas que proibem uso de bicicletas nas pistas bem como circular com cães no interior do parque público.”
Silva
01 de março, 2021 | 13:17sao tantas leis que inventam por ai, e deixam entocadas,quando querem fazer alguma coisa eles colocam uma pra chamar a atençao;pode esperar que vem surpresa por ai. aguardem”
Joao do Caminhao
01 de março, 2021 | 12:34Que se cumpra a Lei que proibe animais no Parque”
João
01 de março, 2021 | 11:40Teriam que olhar também adultos andando em alta velocidade de patis pensando que e é pista de patinação”
Marcio
01 de março, 2021 | 11:08Concordo plenamente com o recolhimento das bicicletas, pois é proibido a circulação das mesmas, o espaço não é apropriado.
E concordo também que seja vetado a circulação de animais, principalmente por causa do XIXI dos bichos, é mais grave do que o cocô. O numero 2, ainda tem pessoas educadas que recolhem, mas o XIXI não tem jeito, ai está o perico de uma contaminação, principalmente nos gramados.”
Robert Simões
01 de março, 2021 | 10:41Parabéns pela iniciativa, a lei tem que ser aplicada e para todos. A lei também fala sobre a circulação de animais, isso deve ser fiscalizado também.”
Alan de Minas
01 de março, 2021 | 09:53Excelente iniciativa. Parabéns a PM e PMI.
Como o colega comentou ainda há muitas outras ações para serem feitas para o parque voltar a ser um local de diversão e descanso para a famílias.”
Alves
01 de março, 2021 | 09:07Também há uma lei que proíbe a circulação de cachorros no Parque Ipanema, mas nunca ouvi que a fiscalização recolheu os animais! Entendo que a lei deveria ser revista, pois o que incomoda são as fezes dos animais deixadas para trás pelo donos. Se não sabem manter limpo não traga seu cachorro!!!!”
Rodrigo
01 de março, 2021 | 07:53Lei criada em 2004, época que realmentw fazia sentido o parque era alvo de pivetes e marginais qie roubavam e incomodava a populacão que ia para se divertir no parque. Realidade totalmente diferente de hoje. Pois ate pela fotos se estas bicicletas Nao sao roubadas o que justifica a apreensao de um equipamento utilizado para esporte. Ainda maos em periodo de pandemia, veiculo que nao gera aglomeracao. Incentivem a pratica de exercicios e nao desestimulem.”
Waine Alfenas Vieira
01 de março, 2021 | 06:10O parque Ipanema é um lugar que tem espaço para todos. Agora o que tem que ser proibido é as pessoas transitarem com cachorros de grande porte e até pitbull no interior do parque sem fucinheira. Isso eles não advertem”
Antonio Cícero
01 de março, 2021 | 05:54Existe uma lei Municipal que também proíbe animais no interior do Parque. E se um dia houver um acidente (ataque,mordida) por alguns deles!? Sem contar com a sujeira. Adorei o cumprimento da lei.Mais segurança e higiene para a população.”
Anna Paula L. B
01 de março, 2021 | 00:35E quando vão fiscalizar oa donoa dos cães que fazem cocô e xixi pelo Parque a fora não limpam. Tem placas espalhadas pelo Parque todo sobrea. Proibição dos animais, o que tá faltando é cumprir a. Lei. É péssimo vc ta no parque c seu fikho e senta na grama e está fedendo de xixi ou tem cocô de cachorro.”
José Elso de Aguiar
28 de fevereiro, 2021 | 22:41E quando vão fazer valer a lei de que é proibida circulação de animais ? A presença dos mesmo causa mais danos do que a bicicleta.
Está fiscalização é fajuta.
Porque não agem nada duas frentes, cachorros e bicicletas.
Tem mais, o trenzinho roda sem segurança nenhuma para aqueles que trabalham fantasiados e o som altíssimo.
Eu não colocaria um filho naquela jeringonca.
Vamos fazer valer também a lei do silêncio.”
Antonio
28 de fevereiro, 2021 | 22:05Quando vão proibir, ou multar as dondocas e os bacanas que levam seus cães pra fazerem todo tipo de necessidades em uma área que á princípio é destinada a lazer dos humanos e suas famílias? É ridículo a quantidade de cães na área. O que a fiscalização tem a dizer?”
Geovanio
28 de fevereiro, 2021 | 21:52E quando irão tirar os pedestres da ciclovia do parque?
E quando irão recolher os cães que lotam o parque aos domingos espalhando doenças e sujeira?”