27 de fevereiro, de 2021 | 10:44

Ipatinga registra queda de 45% nos casos de covid-19

Secretaria de Saúde informa que até dia 26/2, foram registrados 1.857 casos positivos, em dezembro foram 3.150, enquanto em janeiro foram 2.707

Divulgação
Secretaria de Saúde de Ipatinga aponta redução nos casos da covid-19, mas alerta para alta ocupação de leitos UTI-Covid SUSSecretaria de Saúde de Ipatinga aponta redução nos casos da covid-19, mas alerta para alta ocupação de leitos UTI-Covid SUS

A comparação de casos de covid-19 dos últimos meses aponta que o município de Ipatinga registrou em fevereiro de 2021 o menor número de ocorrências mensais desde dezembro de 2020. A informação é da administração municipal. Mesmo havendo menor número de dias no mês, a média ainda é bastante favorável. Até o dia 26, foram registrados 1.857 casos positivos. Em dezembro, os novos casos de covid chegaram a 3.150 enquanto em janeiro foram 2.707. No período de dezembro a fevereiro, a queda apurada foi de cerca de 45% no município, afirma o governo.

Em relação aos meses anteriores, esse é o menor número de casos mensais. Porém, a secretaria de saúde informa que apesar da queda nos números absolutos de casos, as taxas de ocupação nos leitos de enfermaria e UTI-Covid continuam crescendo, chegando a ocupação plena, o que mostra que os casos de pacientes que se contaminam estão ficando cada vez mais graves, o que reforça a necessidade das medidas de prevenção cada vez mais intensas.

O maior pico da doença no município foi em julho de 2020, com o registro mensal de 3.636 notificações, justamente no período em que os estabelecimentos comerciais foram fechados como medida para conter o avanço da pandemia.
No início de sua gestão, o prefeito Gustavo Nunes optou por manter o funcionamento do setor de comércio e serviços, mas sempre com a preocupação de preservar a saúde da população em paralelo com o reaquecimento da economia, condições fundamentais para o equilíbrio da vida social e financeira do município.

“A deliberação do Governo de desligar o município do ‘programa Minas Consciente’ foi muito criticada, mas hoje os números mostram que foi a decisão certa, relacionada com a necessidade de adequar e implantar medidas sanitárias e ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 específicas para Ipatinga”, declarou o prefeito.

Vigilância epidemiológica

O secretário de Saúde, Juliano Nogueira, explicou que, em dezembro, o município estava com 3.150 notificações mensais. “Atualmente, conseguimos diminuir esse percentual em quase 50%, graças a um conjunto de esforços, organização e muito trabalho”.

No entanto, o médico ressalta que a pandemia não está controlada e que ainda há muito a fazer, considerando que a ajuda da população continua sendo indispensável para assegurar que os índices permaneçam em queda. “Precisamos continuar com medidas de vigilância epidemiológica eficazes. Realizamos campanhas de conscientização junto à população e comércios através dos meios de comunicação, redes sociais, chamando atenção para a obrigatoriedade do uso em massa de máscaras, entre outras iniciativas que contribuíram para esse estágio, e precisamos continuar vigilantes para que a propagação do vírus não aumente”, orienta o secretário de Saúde.

O governo também informa que trabalha para credenciar mais leitos de UTI Covid. Outra medida é a criação do Centro de Atendimento à Covid que está em fase final de acabamento, no Novo Centro.

Vacinação

A respeito da imunização contra a covid, o governo informou que Ipatinga realiza uma força-tarefa para vacinação dos idosos nas residências. Nesta segunda-feira (1º de março), terá início a imunização de pessoas de 85 a 89 anos. Essa etapa será realizada nos domicílios, para evitar o deslocamento deste público. Todos os idosos acima de 90 anos do município já foram imunizados, conforme divulgou a Secretaria de Saúde.

Os grupos prioritários estão sendo atendidos neste momento, e a expectativa é que toda a população seja imunizada gradativamente, à medida que cheguem mais remessas das vacinas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosana

28 de fevereiro, 2021 | 17:27

“O que adianta alardear "queda de número de casos" se a ocupação de UTI SUS Covid aqui em Ipatinga está altíssima, sendo que tivemos dias com 100% de ocupação de UTI SUS Covid e não-Covid? Boa parte da população já deixou de se cuidar como antes; vem uma reportagem dessas e só vai piorar as coisas. Que tal a prefeitura começar a agir de verdade? Ficaram divulgando que iriam fazer ação de "orientação". Precisei ir ao dentista na sexta (em uma das raras saídas de casa nestes últimos 11 meses) e fiquei pasma com o tanto de gente sem máscara, inclusive dentro de comércio. Aí sai uma reportagem com este título e presta um grande desserviço à população. Mesmo pq, como já disseram, nas últimas semanas só estamos vendo os números estourando lindamente. Uma vergonha sem tamanho ver a postura da prefeitura.”

Renato

27 de fevereiro, 2021 | 21:15

“Isso é mentira. Eu venho acompanhando diariamente desde março 2020.. esse mês de fevereiro 2021 não tivemos nenhum dia com menos de 70 infecções diárias. A média de casos diario estão em torno de 120. Só ler as edições anteriores.”

Nete

27 de fevereiro, 2021 | 21:07

“Do jeito que o povo está comportando como se não existisse mais pandemia, com essa reportagem é que vai piorar mesmo. Esses números não representam a situação real. Todos nós sabemos da subnotificação dos infectados.
Se os hospitais estão com mais de 90% de ocupação e dia 20/02 alcançou 100%, esta informação de redução de casos quase pela metade é inoportuna, só vai encorajar o povo a não se cuidar.”

Marcioalberto

27 de fevereiro, 2021 | 20:50

“Dr. Júlio como secretário de saúde só podemos esperar mentiras”

Shesheu

27 de fevereiro, 2021 | 14:56

“A parte que diz que todos idosos acima de 90 anos foram vacinados é mentira! Meu pai e do Vila Celeste e vai fazer 91 anos e até hoje não foi vacinado. Ontem fui ao Posto de saúde e a enfermeira me disse que não tem previsão para vacina-lo. Secretaria da Saúde, não vamos faltar com a verdade, é feio enganar as pessoas!”

Envie seu Comentário