Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de fevereiro, de 2021 | 08:12

Boas dicas de leitura

Temas diversificados para ampliar o conhecimento em tempos de pandemia

1 - Lindalva Justo de Oliveira – A bem-aventurada Filha da Caridade
Dócil e prestativa, a Irmã Lindalva ingressou em 1989 no Convento das Filhas da Caridade na Província de Recife (PE).

Em 1991, foi para o Abrigo Dom Pedro II, em Salvador (BA), onde passou a ser assediada por Augusto Silva Peixoto, que não aceitava a rejeição, pois a irmã dizia que já era compromissada com Jesus.

Divulgação/GB Imagem
O sentimento de posse, comum nos casos de violência contra a mulher, culminou no assassinato da Irmã Lindalva a facadas, na Sexta-Feira Santa de 1993. Mártir da fé e da pureza, Irmã Lindalva foi beatificada em tempo recorde, em 2007.

Sua história está no livro “Lindalva Justo de Oliveira – A bem-aventurada Filha da Caridade”, da Editora Paulinas, do historiador e jornalista Gaetano Passarelli, um italiano que narra a história da freira desde o seu nascimento, no Rio Grande do Norte, até o seu assassinato, em Salvador.

2 - Asas de Luz e Sombra
O jovem Ian, no ápice do desespero, tomou uma decisão insensata e pensou que na tragédia encontraria a paz. No entanto, outros planos haviam sido escolhidos para ele.

“Asas de Luz e Sombra – O Suicida Que Não Perdeu a Vida”, do autor pernambucano Tibério Pessoa, é um livro sobre recomeços, esperança e reconstrução pessoal. Para o autor, ao caímos de um penhasco, construir asas pode ser a única saída. A obra começa com uma poética descrição da tristeza do protagonista que perdera a mãe para um câncer.

A música, os amigos, a família, uma viagem emocionante e o seu grande amor por Tati o ajudam a voltar a sorrir, mas uma sequência de desastres causa uma profunda agonia. Abandonado por todos e sem ver uma saída, Ian toma uma atitude desesperada. Ele pensa em tudo que viveu, em todos que deixou para trás. No entanto, já era tarde demais. O livro tem 165 páginas.

3 - Regente Fiúza
Um chefe em busca de ascensão, uma rainha em busca de guerra, sacerdotes em busca de sucesso. Os personagens de “Regente Fiúza” têm uma história para vender e só o tempo tem poder de torná-la uma verdade absoluta.

Divulgação/GB Imagem
A obra de estreia do escritor Gabriel Lombardi, caracterizada por diálogos marcantes, direciona os leitores à reflexão sobre disputas políticas, conflitos territoriais, jogos de poderes e passagem do tempo. Ao longo dos anos e dos séculos, no passado ou no presente, o tempo, um dos principais personagens da trama, influencia a construção da história da humanidade.

Áramus, o kafa, considerado o líder da Temérsia, não era amado e acumulava conflitos. Certo dia, Gardel se abriga na casa de Áramus após atracar em seu porto e não ter nada de valor para pagar a travessia. Com 299 páginas, o livro é da Editora Viseu.

4 - “D’Angelo – O Viajante de Conca”
Um romance de época ambientado na Itália, em um cenário entre Milão e a Costa Amalfitana. Após perder a mulher e a filha, o único motivo de viver para Matteo é o filho de 14 anos, enquanto mantém suas lojas de roupas finas.

O tempo passa e conduz Valentine à loja de Matteo para comprar um vestido. Eles sentem como se já se conhecessem de outras vidas e passam a se comunicar. A atração entre os dois aumenta e se transforma em amor, mas entre eles há distância.

Morando em Milão e cuidando das lojas, ele não pode deixar os negócios nas mãos do filho. Ela vive em Conca dei Marini, na Costa Amalfitana, onde é dona de um hotel. Ele a visita com frequência, mas isso seria suficiente para manter o amor vivo?

O escritor Sérgio Giacomelli mostra uma Itália do pós-guerra, e aborda o poder feminino, parentesco e empresariado. O livro tem 294 páginas e é da Vereda Editora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário