27 de fevereiro, de 2021 | 10:00

Período da piracema se encerrará neste domingo com mais de 30 prisões na região

Divulgação
A pesca de certas espécies é proibida durante a piracema e quem não respeitar pode ser penalizadoA pesca de certas espécies é proibida durante a piracema e quem não respeitar pode ser penalizado

Fenômeno que ocorre com várias espécies de peixe ao redor do mundo, a piracema terminará neste domingo (28). A piracema é o período em que os peixes migradores necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida dos rios, o que aumenta a produção de hormônios, melhorando o processo reprodutivo. Com isso, a pesca de certas espécies como piau, traíra, cará, surubim, dourado, dentre outras, é proibida e quem não respeita é penalizado. Apenas no Vale do Aço, 32 pessoas foram presas por ignorarem a piracema.

O comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar do Meio Ambiente de Ipatinga, tenente Wilson Moura, informou ao Diário do Aço que durante o período da piracema, que teve início no dia 1º de novembro do ano passado, as operações foram potencializadas. “Nos dias de carnaval, nós apertamos ainda mais o cerco com relação a aglomerações e a pescadores que estão no período da piracema pescando em locais interditados e irregulares”, afirmou.

Conforme o tenente Wilson Moura, durante a piracema, no Vale do Aço foram registradas 32 prisões de pescadores que não respeitaram esse período de reprodução dos peixes. “Só nesse ano foram 24 prisões e 64 redes apreendidas, que esticadas dão 2,5 quilômetros. Já no ano passado, nós apreendemos 20 redes e prendemos oito pessoas. Os valores de multa aplicada nesse período ultrapassaram R$ 100 mil”, informou.

O tenente Wilson Moura também esclarece que nesse período, a PM de Meio Ambiente sempre orienta os pescadores acerca do crime ambiental de pescar durante a piracema e em local interditado, como tombos de cachoeiras e encontros de rios. “O crime do artigo 34 da Lei nº 9.605/1998 de crimes ambientais não admite o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ou seja, a pessoa que não respeitar a lei é presa e conduzida para delegacia, podendo ter uma pena de um ano a três anos de prisão. Depois responde por processo criminal. O delegado também define o valor da fiança. Portanto, o pescador tem que ser bem orientado para não cometer crime nesse período da piracema”, afirmou.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário