25 de fevereiro, de 2021 | 05:47

Mais duas regiões de Minas regridem para onda vermelha com o avanço da covid-19

Norte e Leste voltaram para a onda vermelha; Jequitinhonha avança para a onda amarela do plano para retomada das atividades de forma gradual e segura


As macrorregiões Norte e Leste apresentaram piora nos indicadores que medem a evolução da pandemia da covid-19 no estado e regrediram para a onda vermelha do Minas Consciente, a mais restritiva do plano. Já a macrorregião Jequitinhonha apresentou melhora e avançou para a onda amarela.

As recomendações foram deliberadas nesta quarta-feira (24/2) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 e valem a partir de sábado (27/2).

No Vale do Aço, embora a maior cidade, Ipatinga, tenha chegado pela segunda vez à ocupação total dos leitos de UTI destinados aos pacientes SUS Covid, o Minas Consciente manteve a onda amarela.

Na última semana, o número de casos da doença em Minas aumentou 4,5%, enquanto o número de óbitos cresceu 5,1% no mesmo período.

Cautela

O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, afirmou que o Governo de Minas tem trabalhado para reforçar o enfrentamento da covid-19 no estado, mas ressaltou que o atual momento da pandemia requer que a população mantenha todos os cuidados.

“É importante destacar que, como a campanha de imunização ainda está em curso e a gente ainda tem uma quantidade menor de vacinas, os cuidados sigam sendo adotados, com uso de máscaras e higienização para que, depois que haja uma imunização mais significativa, possamos olhar para a pandemia de uma outra forma. Neste momento precisamos ainda de toda cautela”, pontuou Cabral.

Ondas

Com a deliberação desta quarta-feira (24/2), as macrorregiões Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Noroeste, Centro, Leste do Sul, Leste, Nordeste e Norte estão contempladas na onda vermelha do Minas Consciente. Já as macrorregiões Jequitinhonha, Vale do Aço , Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Sul integram a onda amarela. Atualmente, nenhuma macrorregião mineira se encontra na onda verde do plano, a mais flexível.

Nesta terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Boletim epidemiológico voltou a registar 100% de ocupação dos leitos UTI SUS Covid em Ipatinga na quarta-feira (25)Boletim epidemiológico voltou a registar 100% de ocupação dos leitos UTI SUS Covid em Ipatinga na quarta-feira (25)

Comitê

O Comitê Extraordinário Covid-19 foi criado especialmente para monitorar a situação da pandemia no estado e é presidido pelo secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral. O grupo conta ainda com o governador Romeu Zema, todo o secretariado do Executivo mineiro, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jiel

26 de fevereiro, 2021 | 00:41

“A pergunta que nao quer cala é. Pq nao foram equipadas novas utis nos ultimos 10 meses. A desculpa era falta de respiradores no mercado. E agora qual é o problema?”

Envie seu Comentário