CADERNO IPATINGA 2024

23 de fevereiro, de 2021 | 20:46

Justiça pede esclarecimentos sobre aplicativos de desconto em combustível

Notificação foi enviada a distribuidoras pela Secretaria do Consumidor

Agência Brasil
Tomaz Silva / Agência Brasil
Redes de distribuidoras oferecem, em aplicativos, descontos, pontos e 'dinheiro de volta'; Governo quer saber detalhes. Redes de distribuidoras oferecem, em aplicativos, descontos, pontos e 'dinheiro de volta'; Governo quer saber detalhes.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou as principais distribuidoras de combustíveis do país para que apresentem esclarecimentos sobre a utilização de aplicativos de concessão de descontos e outros benefícios aos consumidores.

A própria rede de postos Petrobras usa um dos aplicativos. O "cashback" prometido, em alguns casos, resulta em até R$ 0,20 centavos por litro de combustível aos usuários cadastrados.

As empresas terão ainda que responder sobre o uso dos dados dos consumidores capturados pelos aplicativos, a garantia de qualidade dos combustíveis e a composição de preço dos combustíveis. Segundo a pasta, a notificação foi enviada ontem (22).

As empresas notificadas têm prazo de dez dias para responder aos questionamentos, a contar do recebimento da notificação. Os aplicativos são usados pelos consumidores, que cadastram informações pessoais, e ganham descontos no abastecimento em redes de postos de combustíveis.

“As respostas às notificações serão analisadas de forma crítica, a fim de identificar como é tratada a relação entre as distribuidoras e revendedoras na composição de preços e na qualidade dos combustíveis fornecidos aos consumidores e como têm sido utilizados os aplicativos para fidelização de consumidores”, afirmou o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Senacon, Frederico Moesch, de acordo com a assessoria do ministério.

Em outra medida sobre o setor, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis. A medida foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juca

25 de fevereiro, 2021 | 10:17

“os cara quer saber porque o consumidor ta ganhando descontos! não precisaríamos de descontos se o preço fosse justo pra inicio de conversa!”

Ricardo Braga

24 de fevereiro, 2021 | 09:19

“A justica tem que perguntar por que a gasolina sobe to dia, e o salario nao.”

Joseph

23 de fevereiro, 2021 | 22:40

“? isso aí presidente, parabéns, você é o único que enfrenta essa cambada de corruptos nesse nosso país, estamos com você, vamos mostrar mais uma vez nas urnas em 2022, fora corruPTos, cambada de ladroes, folgados.”

Envie seu Comentário