23 de fevereiro, de 2021 | 18:05

Pingo-d'Água atualiza grafia do nome

A cidade de Pingo-d'Água está entre as últimas que tiveram os nomes atualizados. A lista foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (23). Pingo-d'Água, é um município que integra o Colar Metropolitano do Vale do Aço e agora passa a ser grafado com hífen.

O município tem cerca de 5 mil habitantes e, os nascidos nele, são denominados com o gentílico "pingodaguense". Entre todo o ano de 2020 e fevereiro de 2021, apenas quatro cidades tiveram mudanças na grafia. Além da mineira, foram modificados os nomes de Grão-Pará (SC), Atílio Vivácqua (ES) e Amparo do São Francisco (SE).

Antes de Pingo-d'Água, a última cidade de Minas Gerais que havia sofrido alterações no nome foi São Tomé das Letras, que, em 2019, retirou a letra "h" de Thomé.

Timóteo

O Acordo Ortográfico que entrou em vigor em janeiro de 2016 já tinha alterado a grafia do gentílico de outra cidade da região. Os nascidos em Timóteo passaram a ser grafados com timoteense. A mudança foi apenas na grafia. A pronúncia permaneceu como antes. (Com informações do jornal O Tempo)

Alex Ferreira / Arquivo DA
Cidade integra o Colar Metropolitano do Vale do Aço e o nome passa a ser escrito com hífenCidade integra o Colar Metropolitano do Vale do Aço e o nome passa a ser escrito com hífen
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário