23 de fevereiro, de 2021 | 13:51

Projeto Olhar no Autismo será lançado em Santana do Paraíso

Divulgação
Primeira reunião do projeto ocorreu na ESF Equipe Azul, do bairro IndustrialPrimeira reunião do projeto ocorreu na ESF Equipe Azul, do bairro Industrial

A administração de Santana do Paraíso informa que está preparando o lançamento do projeto Olhar no Autismo, que irá valorizar a participação dos pais, familiares e da comunidade no acompanhamento das crianças com suspeita ou já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A primeira reunião para apresentação do projeto e seus objetivos ocorreu nessa segunda-feira (22), na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Equipe Azul do bairro Industrial.

A diretora da Atenção Básica da Saúde, Renata Cristina Arruda Sampaio, explica que o Olhar no Autismo visa contribuir com atendimento multidisciplinar, composto por: fonoaudióloga, psicóloga, educadora física, fisioterapeuta, nutricionista e pediatria na assistência e acompanhamento das crianças com diagnóstico de autismo de todo o município de Santana do Paraíso. “O projeto certamente será um pilar no avanço do desenvolvimento infantil”, destaca Renata Sampaio.

A fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Stephanie Martins, acrescenta que o projeto será fundamental para orientar pais, cuidadores, responsáveis e a comunidade escolar sobre o cuidado e o manejo das crianças com o transtorno do espectro autista. “Na reunião de segunda-feira nós abordamos com os pais e a Educação sobre os objetivos que queremos com o projeto, que são integração com pais e a Educação, treinamento de pais, capacitação de educadores no manejo das crianças dentro da escola, além de tentar criar um espaço próprio para o atendimento multiprofissional”, diz.

Stephanie Martins enfatiza que as abordagens do projeto vão ocorrer de forma variada. “Haverá grupo de orientação de pais, atendimento individual, oficinas, palestras, orientação e conscientização da comunidade sobre o autismo”, afirma.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário