22 de fevereiro, de 2021 | 17:54

Em Timóteo, 800 alunos voltaram para as escolas

Divulgação
As aulas foram retomadas nesta segunda-feira de forma escalonadaAs aulas foram retomadas nesta segunda-feira de forma escalonada

A retomada das aulas em Timóteo nesta segunda-feira (22) contou com a presença de 800 alunos na rede municipal de ensino, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O número corresponde a quase 50% dos 1,9 alunos do 6º ao 9º anos.

O município reiniciou as aulas de forma escalonada, sendo que nesta segunda retornaram às aulas presenciais os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dia 8 de março voltam os alunos dos Anos Iniciais; em 22/3, a Educação Infantil (4 e 5 anos); e 5/4, UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) e creches conveniadas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) retorna na mesma data dos Anos Finais para alunos do segundo segmento; e dos Anos Iniciais para alunos do primeiro segmento. O município de Timóteo conta com aproximadamente 6.000 alunos.

Pelo rodízio estabelecido pela Secretaria de Educação, a cada semana deverão participar, presencialmente, um grupo de cerca de 50% da turma enquanto o outro grupo de alunos desenvolve atividades de forma remota. Na semana seguinte, os grupos invertem a forma de participação nas aulas.

Os alunos foram recebidos com as boas-vindas na porta das escolas por artistas da área de teatro que foram contemplados com a Lei Aldir Blanc em Timóteo. A nova rotina nas escolas prevê que antes de entrar na escola, alunos, professores e pessoal do setor administrativo têm a temperatura aferida. Em seguida eles usam álcool em gel e se dirigem para a sala, cujas carteiras foram separadas em respeito ao distanciamento. O horário do recreio foi abolido e a “hora do lanche” também é feita de forma escalonada para evitar aglomeração. Todo o processo está sendo monitorado por uma comissão interna da Secretaria, pelo setor de Medicina e Segurança do Trabalho e pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.

Cada aluno foi contemplado com dois pares de máscaras e os professores receberam face shield (protetor facial). A Secretaria também disponibilizou dispenser a cada unidade escolar. Os alunos que estarão fazendo atividades remotas receberão pelos grupos de WhatsApp as informações sobre a organização da escola e as orientações sanitárias. Na próxima quinta (25) e sexta-feira (26), será feita a entrega do primeiro Bloco de Atividades 2021 para os alunos da rede municipal.

“O município foi bastante criterioso ao definir os protocolos sanitários para a retomada das aulas, baseando-se em documentos nacionais e internacionais. A figura do professor é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, principalmente na educação básica e os nossos alunos têm o direito a uma educação de qualidade e com todo segurança necessária”, afirmou a subsecretária de Educação, Márcia Lessa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário