22 de fevereiro, de 2021 | 17:50

Ações da Petrobras caem 20% com anúncio da troca no comando da estatal

Em dia de expectativa de investidores, Ibovespa caiu mais de 4% com ingerência em estatais e perde 114 mil pontos

Divulgação
Ações da petroleira vem caindo desde o anúncio da troca no comando da estatal na semana passada Ações da petroleira vem caindo desde o anúncio da troca no comando da estatal na semana passada

O Índice Ibovespa fechou a segunda-feira com queda de 4%. O mau desempenho é atribuído ao receio dos investidores acerca da interferência do governo em estatais e com temores de que a agenda liberal do ministro Paulo Guedes não se concretize.

Com a inclinação considerada "populista" do presidente Jair Bolsonaro, há dúvidas sobre a própria permanência de Guedes no governo.

A queda do Ibovespa foi puxada pelas ações da Petrobras, que despencam cerca de 20% como reação à demissão do então presidente da companhia Roberto Castello Branco na noite de sexta-feira (19) seguida da indicação do general Joaquim Silva e Luna, que estava no comando da hidrelétrica de Itaipu. A estimativa é que a petroleira tenha perdido mais R$ 100 bi em valor de mercado desde sexta-feira.

No último pregão as ações da companhia já haviam caído cerca de 7% com preocupações sobre uma possível saída do executivo, confirmada após o encerramento dos negócios.
Divulgação
O general Joaquim Silva e Luna, que estava no comando da hidrelétrica de Itaipu, agora vai comandar a PetrobrasO general Joaquim Silva e Luna, que estava no comando da hidrelétrica de Itaipu, agora vai comandar a Petrobras

Também há temores sobre outras estatais. Isso porque, no fim de semana, Bolsonaro sinalizou novas trocas e afirmou que nesta semana "tem mais". Indicando interferência na Eletrobras (ELE3/ELET6), o chefe do Executivo também chegou a dizer que irá "meter o dedo na energia elétrica".

Já o Banco do Brasil corre o risco de perder seu presidente, André Brandão, que segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, não deve ter contrato renovado em março. As ações da instituição financeira despencam 11,19%, enquanto as da Eletrobras recuam entre 3% e 4%.

Os investidores alegam que as medidas recentes, anunciadas por Bolsonaro, "quebra a confiança tanto na governança corporativa da empresa quanto no andamento da agenda liberal. Muito se fala que agora o governo pode ir para esse lado mais populista. E esse silêncio do Guedes incomoda bastante. Certamente, ele não está contente", afirma João Vitor Freitas, analista da Toro Investimentos, em entrestiva à revista Exame.

Como reflexo do novo cenário, o dólar subiu mais de 1% frente ao real e fechou o dia cotado a R$ 5,45.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bolsolula

23 de fevereiro, 2021 | 09:05

“"Observar o rico andar" kkkkkkk. O que tem de empresa que quebrou não é brincadeira. Além disso, ricos não são culpados pela pobreza.”

Bolsolula

23 de fevereiro, 2021 | 09:00

“Pobre conseguia comprar carro em 72 x com a expansão e acesso ao crédito pelos governos petistas, dando uma falsa sensação de poder aquisitivo. Hj muitos estão endividados.”

Anti Mico

23 de fevereiro, 2021 | 00:50

“Antes o pobre conseguiu comprar carro, hj o pobre tem que deixar o carro na garagem e observar o rico andar!!!

E ainda tem gente que não enxerga isto!!!”

Envie seu Comentário