22 de fevereiro, de 2021 | 15:42

Bombeiros resgatam corpo de criança desaparecida em catástrofe em Santa Maria de Itabira

Divulgação CBMMG
Menino estava em quarto que foi soterrado na madrugada de domingo Menino estava em quarto que foi soterrado na madrugada de domingo

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, que atuam na área da catástrofe da chuva na cidade de Santa Maria de Itabira, localizaram, na tarde desta segunda-feira (22), o corpo de um menino de cinco anos que estava desaparecido em um dos soterramentos registrados domingo (21).

Com isso, subiu para seis o número de vidas perdidas no temporal que na noite de sábado para domingo (21) arrasou a cidade de 10.857 habitantes (Censo IBGE 2020).

Conforme relato de testemunhas, a criança estava na casa dos pais, que conseguiram escapar. Uma grande quantidade de lama de um barranco deslizou e soterrou a residência da família.

Uma árvore, que foi arrastada, dificultou o acesso dos bombeiros ao imóvel. O quarto onde o menino estava ficou completamente coberto pela lama.

Na manhã de segunda-feira foram localizados os corpos de um homem e de duas mulheres que também morreram no desabamento. Outras duas pessoas já tinham sido localizadas sem vida no domingo.

O balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros aponta que 129 pessoas ficaram desalojadas, 32 pessoas ficaram desabrigadas, dez pessoas com ferimentos foram socorridas.

Na catástrofe, o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, também teve a casa destruída no domingo e está entre os desabrigados. Conforme o prefeito, nunca antes houve registro de estragos nessas proporções na cidade. Além dos deslizamentos, o Rio Girau, que corta a cidade, saiu do leito e invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Os bairros mais atingidos foram Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Cidade Nova e Poção.

Na madrugada de domingo, quando houve o pedido de socorro, emitido por moradores de Santa Maria de Itabira, equipes de resgate deslocadas das cidades vizinhas, como Itabira e João Monlevade, tiveram dificuldade de acesso à cidade, porque havia quedas de barreira na MG-120, principal ligação com a cidade. Outras equipes tiveram que ser mobilizadas para desobstruir a estrada.



Já publicado

Bombeiros continuam buscas por desaparecidos em Santa Maria de Itabira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário