22 de fevereiro, de 2021 | 14:57

Aulas presenciais são retomadas em Ipatinga

Divulgação
Demarcação no piso e uso de máscara são apenas alguns dos protocolos adotados no municípioDemarcação no piso e uso de máscara são apenas alguns dos protocolos adotados no município

Acompanhado do titular da Secretaria de Educação, Sérgio Mendes, e sua adjunta, Patrícia Avelar, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, visitou nesta segunda-feira (22) várias escolas municipais para conferir de perto a retomada das aulas em regime semipresencial, conforme modelo referendado pelo Conselho Municipal de Educação. Em todos os estabelecimentos são observadas várias medidas de prevenção contra a covid-19, de acordo com protocolos previamente estabelecidos, informou o governo ipatinguense.

Uma das escolas visitadas foi a tradicional Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu, com 40 anos de história, onde estudam hoje, pela manhã e à tarde, cerca de 570 alunos do 2º ao 9º ano, com idades de 8 a 14 anos. Durante a visita, o prefeito disse que “também estudei em escola pública, e é muito gratificante ver que temos aqui um educandário exemplar e vitorioso, de onde certamente sairão ótimos cidadãos e profissionais que darão orgulho à nossa cidade”, afirmou Gustavo, acrescentando que “contamos com todos vocês para observarem rigorosamente os protocolos sanitários, auxiliando os professores e diretores em sua missão”, observou.

O aluno Hauan Felipe Gonçalves, que completará 14 anos no próximo dia 3 e está cursando o 9º ano, confessou que antes de chegar à escola “estava com um certo medo, por causa dos perigos da covid-19, mas aqui vi que todos os cuidados estão sendo tomados e agora me sinto bastante tranquilo, sentimento que acredito também seja compartilhado pelos meus colegas”.

Enquanto estava estudando em regime remoto, ele diz que se dedicou a atividades na área da computação. O diretor do educandário, Juciano Almeida, informou que a escola desenvolve um projeto pioneiro de Robótica, sendo Hauan um dos monitores do programa Altina Tech, por meio do qual, segundo ele, “há uma interação de excelentes resultados entre alunos e professores no conhecimento e prática de novas tecnologias”.

Organização primorosa

O prefeito e os gestores da Educação também estiveram nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro Ferreira Maciel, entre o Canaã e o Bethânia.

Entre várias outras unidades, também entrou em funcionamento em sistema semipresencial, nesta segunda-feira, o EMEI Padre Efraim Solano Rocha, entre os bairros Ideal, Bom Jardim e Esperança, onde as aulas iniciaram para 230 crianças de pré-escolar, metade no turno matutino e outra metade no turno vespertino. A partir de 1º de março, será a vez de mais 100 crianças do Maternal, totalizando 330 alunos.

Cuidados

Em várias escolas, logo na chegada os alunos foram recepcionados por grupos de músicos. Entre os muitos cuidados em relação à pandemia, os educandários contam com demarcação de distanciamento nos pisos, cartazes com orientação sobre protocolos de segurança em todos os ambientes, avisos sobre o uso obrigatório de máscaras. Na entrada, todos têm a temperatura corporal aferida, contando ainda com ‘dispensers’ de álcool em gel. Os professores e demais funcionários usam EPIs. E nos refeitórios há boxes de acrílico instalados para impedir contatos diretos.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carvalho

23 de fevereiro, 2021 | 07:17

“para mim e total irresponsabilidade autorizar aulas presencias no momento em que nem foram vacinados os idosos tem ainda, so no noticiario deste jornal foram mais 12 mortes por covide 19, nao da para entender onde querem chegar”

Vai da Tudo Certo

22 de fevereiro, 2021 | 20:36

“Se Deus quiser vai da tudo certo, temos fé vamos fazer essa experiência e torcer para nossa retomada, apesar de tudo nossa vida precisa continuar, infelizmente esse vírus veio pra ficar que Deus nos de sabedoria e discernimento e nos proteja otimismo e oração são primordiais.”

Ferreira

22 de fevereiro, 2021 | 16:40

“Vamos ver se as crianças vão respeitar o uso da máscara e o distanciamento né, ou os professores além de dar aulas presenciais, aulas online pra quem não pode frequentar as aulas, terão que olhar isso também? Vamos aguardar o resultado dessa irresponsabilidade”

Envie seu Comentário