EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

22 de fevereiro, de 2021 | 14:21

Delegados explicam como se proteger do ''Golpe do PIX''

Divulgação
O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS afirma que, com o PIX, os golpes por WhatsApp ficaram mais fáceis de serem aplicadosO presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS afirma que, com o PIX, os golpes por WhatsApp ficaram mais fáceis de serem aplicados

Em novembro de 2020, começou a operar o PIX, um meio de pagamentos eletrônicos do Banco Central do Brasil, e em pouco mais de três meses já foram cadastrados 65 milhões de usuários. O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, Pedro Carlos Rodrigues, alerta sobre os perigos do sistema.

“Em função da praticidade e rapidez, o PIX se tornou um facilitador de golpes. Antes era necessário fazer um TED ou DOC para que a vítima fosse lesada, agora o golpe é realizado com uma simples clonagem de telefone”, afirmou o delegado.

Pedro Carlos explicou como são feitos os golpes. “O criminoso aciona a vítima por WhatsApp se passando por um amigo ou familiar. Então, ele inventa alguma desculpa, como que está sem limite no cartão, por exemplo, e solicita a transferência por PIX para uma conta clonada. Após a transferência, o dinheiro é sacado imediatamente para que o banco não possa anular a transferência. Por isso, a agilidade do PIX facilitou para a ação dos estelionatos”, explicou o presidente.

O delegado também alerta que o Banco Central garantiu a segurança da ferramenta e explicou que a principal forma de se proteger é atentar-se aos detalhes. “Sempre desconfie quando alguém vem pedir dinheiro por WhatsApp. Pergunte para outros familiares ou amigos se eles sabem o motivo do pedido e uma maneira de confirmar a veracidade é telefonar para quem está pedindo. O PIX é seguro, basta estar atento”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marco

23 de fevereiro, 2021 | 16:13

“Mas clonar o WhatsApp ate ai tudo bem, mas quando ele vai fazer a transferência no pix a vitima ira ver o nome da pessoa que logo vera que o nome e nao e o mesmo nome de seu parente
Pq tipo vai que ele clona o WhatsApp de um carlos, mas a chave de seu pix esta no nome de Leandro, nao irá fazer sentido a vítima depositar sabendo que o nome nao bate, aparece o nome completo na hr da transação,nao tem como errar.”

Envie seu Comentário