Expo Usipa 2024 02 - 728x90

31 de janeiro, de 2021 | 08:10

Bruno Morato avalia Santana do Paraíso como 'estagnado há muitos anos'

Prefeito afirma ser necessário transmitir credibilidade e mudar o ambiente de negócios

Divulgação
Morato assegura que deixará legado positivo já no primeiro ano de mandatoMorato assegura que deixará legado positivo já no primeiro ano de mandato


Bruna Lage - repórter do Diário do Aço

Um dos poucos municípios com extensão territorial disponível para crescimento na Região Metropolitana do Vale do Aço, Santana do Paraíso pode ter alguma vantagem dentre os demais. Entretanto, as áreas não são o único fator a ser levado em consideração quando o assunto é desenvolvimento. O prefeito Bruno Morato (Avante) afirma ter um caderno de projetos para reverter a atual situação de Paraíso.

Dentro desse planejamento, Morato adianta que há projetos estruturais e estruturantes, que preparam a cidade para atrair indústria, comércio e edificações residenciais. “De fato, o melhor local para a Região Metropolitana do Vale do Aço expandir são as áreas de Santana do Paraíso, pela proximidade com Ipatinga e também por termos uma oferta grande de áreas planas. E nós estamos preparando a cidade para isso. Esse caderno de projetos, que vamos lançar em breve, traz várias obras que eliminam os gargalos e os entraves ao desenvolvimento do município. São obras que vão mexer na infraestrutura da cidade, tornando-a mais atrativa para a indústria e o comércio”, assegura.

Para ele, o principal entrave quando se fala em desenvolvimento é que o município está estagnado, há muitos anos. “Ele perdeu a capacidade de atrair empresas. E mais grave que isso, perdeu a capacidade de reter as empresas que tem. Então, a gente tem que operar uma mudança. E transmitir credibilidade e mudar o ambiente de negócios da nossa cidade é uma mudança que não se faz da noite para o dia. Ainda mais quando são necessárias obras estruturais e que foram sonegadas à cidade ao longo dos anos. Mas nós vamos buscar alterar isso, para que possamos apresentar uma mudança no panorama da nossa cidade já nos próximos anos”, adiantou o prefeito.

Covid-19
Questionado se mesmo diante da pandemia da covid-19 e de uma situação econômica não tão favorável, é possível pensar em receber novas empresas na cidade, o prefeito avalia que sim. E acrescenta que no período de dificuldade é o momento para plantar sementes que serão colhidas adiante. “Estamos diante de uma crise na saúde, que afeta a economia. Mas todas as crises são passageiras; elas são cíclicas. E a diferença de um município para outro é como ele se prepara e como reage. E nós estamos preparando o nosso município para, primeiro, superar essa crise. E logo na frente consolidarmos Santana do Paraíso como grande potencial para atrair indústrias e gerar emprego e renda para a nossa população”, vislumbra.

Distrito Industrial
Sobre uma possível ampliação do distrito industrial de Santana do Paraíso, Bruno Morato esclarece que tem conversado com um grupo de empresários que procura uma área na região. “E nos colocamos à disposição para facilitar. Há sim projetos para a implantação de novos distritos industriais, que é o que a gente precisa. Mas antes, para que algumas áreas nossas se tornem aptas aos novos distritos, elas precisam receber algumas melhorias, que estão, inclusive, no nosso caderno de projetos, as quais estamos pleiteando junto ao Governo do Estado e aos deputados, por meio de emendas parlamentares”, salientou.

Recursos
Ainda sobre a crise na saúde, o prefeito acredita que o crescimento será inibido, não apenas em Santana do Paraíso, como também em todas as cidades e países afetados. “Mas nós vamos deixar um legado bem diferente já neste primeiro ano de mandato. Para se ter uma ideia, nós estamos com menos de um mês de governo e já conseguimos mais de R$ 2 milhões em emendas. Então, isso vai fazer diferença em Santana do Paraíso, sem dúvida alguma”, conclui.

Parceria para o desenvolvimento

O geógrafo William Passos opina sobre o que é possível fazer para que o município se destaque entre os demais. Por meio do observatório das Metropolizações, projeto de extensão vinculado à sua pesquisa de doutorado, Passos tem acompanhado números e características relacionadas ao Vale do Aço.

Ele pondera que somente área física não representa um diferencial, mas é uma vantagem importante. “É preciso considerar, no caso de Paraíso, que localização dentro do território do município não necessariamente significa conexão com a sede. O município precisa se beneficiar melhor do potencial de seu próprio território, e isso passa por uma maior integração com seus vizinhos”, aponta.

Para se destacar dos vizinhos, Paraíso poderia, na opinião de William, se aproximar mais da Agência Metropolitana; buscar parcerias com técnicos e especialistas em desenvolvimento local; procurar atuar em conjunto com outros prefeitos, sempre que possível; conhecer a experiência e a atuação de outros municípios Brasil afora; montar uma base de informações estatística e geográfica sobre o município; realizar um diagnóstico profundo e detalhado sobre as vocações e potencialidades econômicas do município, com a ajuda de especialistas; montar um escritório, conectado à prefeitura, para estimular a abertura e a atração de novos negócios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

31 de janeiro, 2021 | 10:53

“A Prefeitura precisa, em primeiro lugar, convencer os proprietários de veículos automotores, residentes nos bairros próximos à Ipatinga, como, por exemplo, Jardim Vitória e Cidade Nova, a emplacá-los no município e, com isso, aumentar a arrecadação referente ao IPVA.”

Envie seu Comentário