Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de janeiro, de 2021 | 16:00

Secretaria de Saúde promove mutirão contra a dengue em Ipatinga

Divulgação
Iniciada nesta quarta-feira, no bairro Esperança, ação do Centro de Controle de Zoonoses mobilizou 127 Agentes de Combate a EndemiasIniciada nesta quarta-feira, no bairro Esperança, ação do Centro de Controle de Zoonoses mobilizou 127 Agentes de Combate a Endemias

Em função do cenário epidemiológico já delicado quanto à transmissão da covid-19, Ipatinga está em alerta para conter os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, precavendo-se para evitar surtos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, já que os picos destas doenças normalmente acontecem entre os meses de março e maio. Nesta quarta-feira (27), Agentes de Combate a Endemias (ACEs) iniciaram visitação a domicílios pelo bairro Esperança, informou a Secretaria de Saúde. Em média 1.800 casas estão sendo visitadas por dia.

O trabalho prioriza os núcleos habitacionais que apresentaram números mais preocupantes no recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado na primeira semana de janeiro. As equipes foram divididas por quadras, e as primeiras ações estão acontecendo nos bairros Esperança, Ideal e Vila Celeste.

Além da aplicação do larvicida em potenciais criadouros, com o objetivo de controlar e prevenir o aparecimento de larvas, os agentes também orientam a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação e sobre os sintomas da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De acordo com Samela Iglesias Campos Reis, diretora de Vigilância em Saúde, um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelo mosquito transmissor das doenças. Além da ação intensiva dos ACE’s, já iniciada, o apelo é para que a população contribua por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. “Só venceremos essa luta contra o mosquito com a ajuda de toda comunidade”, disse.

As medidas de controle vão acontecer em todos os bairros do município, concluiu a Secretaria de Saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário