Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de janeiro, de 2021 | 13:41

Aulas presenciais serão retomadas em Timóteo no mês que vem

Os alunos vão voltar às escolas da rede municipal no sistema de rodízio

Divulgação
Definição ocorreu após aprovação pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 Definição ocorreu após aprovação pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19

A volta às aulas na rede municipal de ensino de Timóteo, de forma presencial, está prevista para o dia 22 de fevereiro e obedecerá a uma série de protocolos sanitários para alunos, educadores e demais profissionais da área administrativa, informou o governo local. No caso das escolas particulares, o ano letivo começa no dia 1º de fevereiro. A decisão sobre o retorno às aulas já contava com o aval do Conselho Municipal de Educação e na noite de quarta-feira (20) foi endossada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

As aulas ocorrerão em sistema semipresencial com rodízio entre os alunos. Ficou definido o revezamento, sendo que 50% de uma mesma turma terá aula presencial numa semana, enquanto os outros 50% dos alunos receberão o conteúdo de forma remota. Na semana seguinte aqueles que estavam em casa terão aula presencial e o restante ficará em casa. Ficou acertado também que os alunos continuarão recebendo os blocos de atividades para desenvolver nos dias em que estarão em casa, a exemplo do ano de 2020.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, a decisão de retomar as aulas de forma semipresencial, com rodízio entre os alunos, foi adotada após uma discussão na qual todas as condições de segurança foram avaliadas para preservar a saúde dos profissionais da Educação e também dos alunos.

Ele explicou que o retorno às atividades escolares seguirá o Plano de Retomada Gradativa às Aulas Presenciais/2021, formulado pela Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. Além de cumprir todos os protocolos sanitários, o cenário epidemiológico do município, da região e estado será alvo de monitoramento constante. “A reabertura das escolas deve estar focada no sentido de atenuar os efeitos no sistema educacional tendo como premissa a preservação da vida, a redução das desigualdades sociais, a interlocução com os conselhos de educação municipal e estadual e outros órgãos da administração pública ou privada ligada à Educação”, reforçou o secretário.

A rede municipal de ensino de Timóteo conta com cerca de seis mil alunos, distribuídos em 266 turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e creches. O município conta com 18 escolas municipais, 11 estaduais e 12 creches conveniadas.

Protocolos
A administração pública também destacou que servidores das escolas serão treinados por equipes da Secretaria de Saúde para reconhecer os sintomas da covid-19.

Os alunos terão que manter distanciamento entre si de 1,5 metro em todas as atividades presenciais; os espaços internos das escolas serão demarcados com fita zebrada; está vedado o uso do laboratório de informática; obrigatoriedade do uso de máscaras; não haverá recreio, sendo que as turmas serão intercaladas para intervalos de 10 minutos para o lanche; serão disponibilizados álcool em gel em dispenser para todos os usuários da escola; entre outras iniciativas.

Alunos e trabalhadores que se enquadrem no grupo de risco serão afastados das atividades, como maiores de 60 anos, gestantes, pessoas com febre, tosse seca persistente, coriza e falta de ar; portadores de imunodeficiência; transplantados; diabéticos; e portadores de doenças respiratórias crônicas, em tratamento quimioterápico e cardiopatas.

Capacitação
Nos dias 5 e 6 de fevereiro estão previstos a realização de cursos de capacitação para o Novo Normal para os representantes das escolas. Esse treinamento será conduzido por técnicos da Vigilância Sanitária, do setor de Medicina do Trabalho e será viabilizado nos mesmos moldes em que foi realizado para os segmentos religiosos, comerciais e esportivos da cidade. Os motoristas do transporte escolar também deverão se submeter a essa capacitação oferecida gratuitamente pelo município.

No caso do transporte escolar, os motoristas deverão reduzir em 50% o número de estudantes transportados por veículos; será exigido a higienização dos veículos com água sanitária diluída em água; disponibilização de álcool em gel; obrigatoriedade do uso de máscara no interior o veículo e manter aberta todas as janelas a fim de possibilitar a maior circulação de ar possível.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria

23 de janeiro, 2021 | 09:35

“Não colocar as crianças em risco veja o que está acontecendo no pará e Manaus eu moro aqui e sei o perigo”

Simone

21 de janeiro, 2021 | 19:16

“Acredito que ninguém será obrigado a mandar seus filhos para escola, mas muitas crianças brincam nas ruas vão ao shopping praias e piscinas e na hora do retorno as aulas gera polêmicas, vale ressaltar que as crianças não está na lista de vacinados e os professores também não serão os primeiros.Que Deus nos ilumina e que os governantes façam o que julgarem melhor”

Vacina

21 de janeiro, 2021 | 16:46

“Esperamos tanto tempo. Agora que estamos perto de vacinar. Decidem colocar todos em risco. Por que não fazer igual a Ipatinga que iniciará o ano letivo com ensino remoto e avaliará a situação com o tempo? Prefeito de Ipatinga está sendo sábio e prudente! A vacina está perto.
Timóteo possivelmente está indo para um caminho errado. Se esperou até aqui, por que no final tomar decisão arriscada?”

Gildázio Garcia Vitor

21 de janeiro, 2021 | 16:44

“Parabéns Professor Vespa, velho Companheiro de sonhos e de lutas na Educação e na política, e Prefeito, pela decisão. Espero que a atual administração de Ipatinga resolva aprender a lição de vocês e de Fabriciano.”

Mariana

21 de janeiro, 2021 | 16:11

“Muitas crianças não recebem permissão dos pais para voltar a escola, mas vivem nas praças, restaurantes, praias, clubes, igtejas, shoppings... num "mundo sem responsabilidade", só as crianças sofreram sem educação. Já passou da hora de voltar.”

Luiz Eduardo

21 de janeiro, 2021 | 15:18

“Irresponsabilidade total!!!
É impressionante com os Governantes não medem esforços para atender os anseios de "alguns".
Aproveito para já adiantar que os meus filhos não vão até serem vacinados, crianças não conseguem manter o distanciamento e é difícil de controlar a situação.
Mandem os filhos de vocês!!!”

Envie seu Comentário