Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de janeiro, de 2021 | 19:00

Vacinas contra a covid-19 começam a ser distribuídas

Ainda não há confirmação de quando imunização será iniciada no Vale do Aço

Governo do Estado de São Paulo
Chegada da vacina na Unicamp, em São Paulo, na segunda-feiraChegada da vacina na Unicamp, em São Paulo, na segunda-feira


Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas desenvolvidas nas parcerias, Fiocruz/Oxford/Astrazeneca e Instituto Butantan/CoronaVac/Sinovac Biotech no Brasil, contra a covid-19, brasileiros em todos os cantos passaram a acompanhar a distribuição das doses. O envio do imunizante providenciado pelo Ministério da Saúde para os estados teve início na segunda-feira (18), mas ainda não havia data confirmada de chegada ao Vale do Aço, até o fechamento desta edição, conforme apurado pelo Diário do Aço. Na região, as administrações municipais afirmam que a estrutura está pronta para a imunização.

As vacinas distribuídas hoje no Brasil são as do Butantan, já que o Governo Federal não conseguiu trazer da Índia as duas milhões de doses da Oxford/Astrazeneca. O governo indiano informou que não tinha reservas para o Brasil e que iniciou no fim de semana a vacinação de sua população de 1,3 bilhão de pessoas.

Em Timóteo, o prefeito Douglas Willkys (PSB) declarou ter acompanhado a aprovação da vacina pela Anvisa, o que classificou como uma ótima notícia para todos. “O município está preparado e tão logo as doses cheguem vamos iniciar imediatamente a vacinação do público alvo nessa primeira etapa”, afirmou.

Serão imunizados primeiro, em Timóteo, os trabalhadores em saúde, como equipes de vacinação que estão envolvidas na vacinação dos grupos prioritários; trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de serviço de acolhimento institucional como o Sodalício Tio Questor; trabalhadores de serviços públicos de urgência e emergência como a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro; pessoal de UTI’S, envolvidos diretamente no atendimento aos casos suspeitos da covid-19; e idosos com mais de 70 anos.

Coronel Fabriciano
O secretário de Saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, disse, na segunda-feira, estar feliz com a aprovação da Anvisa. O titular da pasta lembrou, em entrevista à Rádio 97,1 Itatiaia Vale do Aço, que Fabriciano saiu na frente, capacitando toda a equipe de vacinadores, com a aquisição de insumos e de câmaras frias para todas as unidades de saúde.

“Vamos seguir o Plano Nacional de Imunização. Nesse primeiro momento teremos uma mudança, porque o Ministério da Saúde pediu que sejam vacinados os profissionais de saúde, ligados diretamente ao combate à covid. Em seguida serão vacinados os idosos com suas comorbidades. Teremos uma reunião para definir quantas doses chegarão para cada município. Essa aprovação é uma vitória, a quantidade de doses é insuficiente, mas um grande passo para o futuro do Brasil”, avaliou.

Santana do Paraíso
Por sua vez, o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), salientou que ao longo dos últimos dias a equipe técnica se reuniu, estudou os números, as formas de transmissão de covid e a partir desses elementos editará um decreto. A previsão de publicação era para o dia 18, restringindo o funcionamento às atividades consideradas essenciais, de modo a evitar a contaminação e também aumentando a fiscalização.

“Porque foi detectado que há um relaxamento em relação aos cuidados e essas medidas devem sair ainda hoje. O município está preparado sim para a vacinação, fizemos levantamento dos insumos necessários e nossos técnicos, mesmo aqueles que não trabalham com vacina, já estão sendo treinados. A ideia é que tenhamos pelo menos 40 pessoas habilitadas. Já fizemos um levantamento de frota para atender em domicílio aquelas pessoas que pertencerem ao grupo de risco. Nossas câmaras frigoríficas estão funcionando, sendo que apenas uma está em conserto. Estamos prontos para iniciar”, assegurou.

Ipatinga
A administração municipal de Ipatinga divulgou, na última sexta-feira (15), que a cidade também já está preparada para dar início à vacinação. O município possui a Rede de Frio, estruturada para o armazenamento de imunobiológicos de rotina e campanhas em câmaras refrigeradas, e também geradores. “O governo está adquirindo caixas térmicas apropriadas para a conservação e transporte de vacinas, além de providenciar a locação de carros para realizar a vacinação dos idosos em casa”, afirma a nota enviada pela administração.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

19 de janeiro, 2021 | 09:47

“Sr. João Matos, se não ocorrer mais nenhuma alteração no PNI, como já ocorreu com relação aos idosos acima de 75 anos, que não mais serão vacinados nesta primeira fase, estamos na segunda. Se cuide! A segunda fase, provavelmente, ainda vai levar uns bons dias para iniciar.”

Gildázio Garcia Vitor

19 de janeiro, 2021 | 08:45

“Os governadores e a mídia estão fazendo o maior circo político com a chegada dessa vacina. Além do Doria e do Bolsonaro, que estão preocupados com 2022, os demais também têm tentado tirar alguma vantagem. O governador do RJ foi, para mim, o mais espetaculoso. Apesar de não entender a relação que possa existir entre o Cristo Redentor e a vacina, ou seja, entre fé e Ciência, a ideia de utilizar essa estratégia foi muito impactante até para um Ateu não praticante.”

João Matos de Carvalho

19 de janeiro, 2021 | 08:28

“Aposetado por incapas (AVC) 61 anos eu estou em qual fase da vacinação primeira ou segunda”

Envie seu Comentário