18 de janeiro, de 2021 | 15:00

Como ficam os condomínios após a vacinação?


Com a notícia da vacinação contra a covid-19 iniciada no Brasil, ficamos atônitos para a mudança do cenário pandêmico e, apesar de demandar tempo, já é uma luz no fim do túnel. Mas a liberação da vacina não quer dizer que a pandemia acabou. Pelo contrário, ainda temos um longo caminho a percorrer e devemos manter os cuidados recomendados e higiene necessária para minimizar os riscos de contágio.

Nos condomínios foram implementadas várias regras e novos procedimentos. Nas áreas comuns foram instalados dispensers de álcool gel, tapetes sanitizantes, pontos com água e sabão para limpeza das mãos entre tantas outras. Nas piscinas, academia e quadra de esportes, foram implementados rodízios dos moradores para evitar aglomerações, e em alguns condomínios, até um sistema de pulseiras para controlar a quantidade de pessoas nas áreas. Outras ainda foram adaptadas para os moradores utilizarem como home office e coworking, com regras de distanciamento e agendamento pelo sistema do condomínio.

Todos queremos a cura para este vírus que já vitimou milhões de pessoas, e trouxe tristeza a tantas famílias, mas precisamos ter um pouco mais de paciência e mantermos a consciência para que fique tudo bem. Com certeza o que aprendemos neste período difícil de nossas vidas ainda permanecerá por muitos anos, talvez para vida toda. O simples cuidado de lavar as mãos mudou tudo. O brasileiro é um povo muito carismático e adora cumprimentar com aperto de mão, abraços e beijos. Como explicar isso às crianças que brincam no playground? Falar aos nossos filhos para manter a distância dos amigos na piscina, onde geralmente grande parte não usa máscara?

É sem dúvida é um momento desafiador. O trabalho de conscientização nos condomínios deve ser diário, tanto com moradores quanto com funcionários e visitantes. As regras valem para todos, e mesmo após a vacina, ainda teremos que manter todo nosso aprendizado neste período turbulento de nossa história.

* Síndico profissional, especialista em gestão condominial. Administrador de empresas, sócio diretor da ATMA Consultoria Imobiliária
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário