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18 de janeiro, de 2021 | 12:14

20 de Janeiro: Dia do Fusca

As aventuras e desventuras do que deveria ser ‘O Carro do Povo’

O Volkswagen Fusca foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Este também foi o modelo de carro mais vendido em todo o mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao norte-americano Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México, em 2003.

O Fusca é dono de uma das mais complexas e longas histórias do mundo do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, seu projeto envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, o que acabou levando à fundação de uma fábrica inteira de automóveis.

Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicial não teria tal importância histórica e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial.

Arquivo GB Imagem
Até hoje o Fusca é o modelo de carro que mais vendeu em todo o mundo. No Brasil, a Volkswagen o fabricou até 1996Até hoje o Fusca é o modelo de carro que mais vendeu em todo o mundo. No Brasil, a Volkswagen o fabricou até 1996
No início da década de 1931 a Alemanha era assolada por uma dura recessão e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de suas fábricas era especializada em carros de luxo, veículos muito caros, todos montados à mão.

Por isso, e mais uma série de fatores, a ideia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir começou a ganhar popularidade. Surgiu então o conceito do "Volks Auto", ou "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia do "carro popular".

A partir de 1950, o Fusca começou a ser importado para o Brasil. No dia 11 de setembro de 1950, no porto de Santos (SP), ocorreu o desembarque de 30 Volkswagens, que foram colocados em uma exposição.

O sucesso foi imediato e os veículos, inicialmente avaliados em CR$ 20.000,00 (20 mil cruzeiros), foram vendidos pelo extraordinário valor de 60 mil cruzeiros cada. O modelo importado era o conhecido "Split Window" Export, que tinha o vidro traseiro dividido em dois. Havia ainda o Standard, um modelo mais simples, mas nunca trazido para o nosso país.

A derrocada
Em 1986 a Volkswagen desistiu de fabricar o Fusca no Brasil, alegando que era um modelo obsoleto, apesar de ainda ser um dos doze modelos de carros mais vendidos daquela época. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo.

Itamar pretendia alavancar a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil tinha que ter um carro como o Fusca. Foi aprovada então a Lei do Carro Popular, que previa isenções de impostos para os carros com motor 1.0 e também para os que tivessem refrigeração a ar.

O carro vendeu muito menos do que a meta esperada pela Volkswagen. Em 1996, com uma série especial denominada Série Ouro, a empresa cessou de vez a sua produção. A partir daí ele só seria produzido no México. Nesse segundo período, foram produzidos no Brasil cerca de 47.000 exemplares.

Para os brasileiros, o Dia do Fusca ocorre todo dia 20 de janeiro, sendo que em vários centros urbanos o fato é comemorado com eventos e festas por amantes e colecionadores deste modelo.
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