16 de janeiro, de 2021 | 18:10

Poder público discute soluções para População em Situação de Rua em Ipatinga

Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes participou da reunião que contou com diversos segmentos da sociedade para debater situação de população em situação de ruaPrefeito Gustavo Nunes participou da reunião que contou com diversos segmentos da sociedade para debater situação de população em situação de rua

Com intuito de debater e resolver as questões que envolvem as pessoas em situação de rua em Ipatinga, foi realizada uma reunião na tarde desta sexta-feira, 15, pela Secretaria de Assistência Social. Além do Executivo, estavam presentes representantes do Legislativo, sociedade civil, polícias militar e civil, Conselhos de Segurança Pública (Conseps).

O objetivo foi apresentar dados dos serviços de atendimento social no município e propor parcerias para um melhor atendimento a esta população, de forma integrada e mais efetiva.

A ideia é, a partir de uma reflexão técnica e qualificada, unir esforços e criar estratégias que auxiliem no atendimento das necessidades básicas e ajudar no processo de resgate daqueles que desejem deixar as ruas.
A secretária de Assistência Social do município, Jany Mara, destacou que a atual administração está determinada a encontrar soluções para esta questão, e nesse sentido abriu o diálogo com toda a rede de assistência para que seja possível traçar um plano de ação. "Um dos objetivos principais é trabalhar a reinserção social dessas pessoas, por meio do cuidado e da capacitação", afirmou.

Números preocupantes
De acordo com dados levantados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social em Ipatinga, foram catalogadas nada menos que 243 pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP. Outras 327 foram identificadas como migrantes.

O diagnóstico mostra ainda um dado curioso: 60% das pessoas assistidas pelo Centro POP são de outras cidades.

Campanhas
Entre vários encaminhamentos, durante o encontro foi sugerida a criação de campanhas para conscientizar a população sobre a importância do direcionamento dessas pessoas para os órgãos de acolhimento, evitando práticas que estimulam e perpetuam essa situação, informou o governo. Há um consenso quanto à necessidade de ampliar a oferta dos serviços previstos na política de assistência à população em situação de rua, captar recursos e articular parcerias com o setor privado para subsidiar ações de atendimento ao migrante. Além de instituir um Fórum Intersetorial envolvendo Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, dentre outras pastas.

Conforme a titular da pasta de Assistência Social no município, pensar em estratégias para lidar melhor com esse desafio é de extrema importância. “Ações isoladas meramente assistencialistas e de caridade muitas vezes acabam incentivando a permanência nas ruas, e por isso nós precisamos mobilizar toda a comunidade no enfrentamento adequado do problema”, reflete.

O vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Ipatinga, coronel Silvane Givisiez, parabenizou a prefeitura pela iniciativa e se colocou à disposição para auxiliar o município na ampliação das ações já ofertadas e implementação das novas que estão sendo discutidas e sugeridas.

Evolução
A pauta da próxima reunião, cuja data será dia 19 de fevereiro de 2021, será para analisar com mais profundidade a viabilidade das sugestões apresentadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário